Prefeito Caíque Rossi veta aumento de 6% na tarifa de água
Economia
Segundo o chefe do Executivo, decisão será válida para os próximos seis meses
Ivan Ambrósio 24/02/2021Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Caíque Rossi (PSD) informou que vetará o reajuste de 6% na tarifa de água, proposto pelo conselho deliberativo do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O chefe do Executivo disse que entende a sugestão, mas que não é o momento para aumento.
“Respeitamos a decisão. Assumo a responsabilidade de não conceder o reajuste”, disse. Ele ainda acrescentou que a decisão será válida para os próximos seis meses. Após este período, será feita uma nova avaliação sobre a situação. Antes do prefeito anunciar, oficialmente, o veto ao reajuste, a vice, Mirela Fink (Podemos), usou também as redes sociais para pedir ao prefeito que não concedesse o aumento. “Vamos atender nossa população penapolense. Agora não é hora disso”, destacou.
REUNIÃO
Na última quinta-feira (18), o conselho deliberativo da autarquia se reuniu, tendo seus membros optado pelo percentual de reajuste entre os que foram apresentados pelo departamento durante o encontro. Trata-se do índice inflacionário dos últimos 12 meses, utilizando como base o oficial do INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ele foi aprovado após a apresentação de uma planilha, composta pelas despesas operacionais dos processos de água e esgoto, bem como uma análise da projeção de aumentos dos insumos. Entre eles, estão a folha de pagamento, energia elétrica, combustíveis, produtos para tratamento de água, entre outros. Com a aprovação, a proposta foi enviada ao chefe do Executivo, que decidiu por não acatar ao pedido.
Segundo o que foi divulgado, foram concedidos, entre 2013 e 2020, um total de 62%. O percentual é bem menor do que a inflação apontada na lista divulgada, que somou cerca de 45%. Ainda de acordo com o que foi divulgado, o ano com maior reajuste foi o de 2015, quando foi aprovado pela administração da época 12%.
Naquele ano, a inflação havia sido de pouco mais de 11%. Curiosamente, em 2016 e 2020 – anos eleitorais – foram os períodos com menor reajuste, com 0% e 4,48%, respectivamente. Recentemente, foi divulgado que o Daep fechou 2020 com superávit. O saldo financeiro foi de mais de R$ 4,5 milhões em caixa. Apesar disso, a autarquia informou que, no final do ano passado, houve aumento do índice de inadimplência devido à pandemia ocasionada pela Covid-19, o novo coronavírus.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.