FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Prefeito de Rio Preto prorroga distanciamento social até 10 de maio

Região

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (20). Prazo para o fim da quarentena terminaria na quarta-feira (22)

Prefeito de Rio Preto Edinho Araújo assina decreto de prorrogação da vigência do distanciamento social

Prefeito de Rio Preto Edinho Araújo assina decreto de prorrogação da vigência do distanciamento social. Foto: Reprodução/TV TEM

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo (MDB), anunciou na tarde desta segunda-feira (20) a prorrogação do prazo de vigência do distanciamento social para o dia 10 de maio. A decisão tomada por Edinho segue a determinação do governador João Doria (PSDB). Ela começará a valer a partir de quarta-feira (22).

“Isso ocorre sem prejuízo das regulamentações já editadas nos últimos dias pelo município, definindo o modelo de atendimento, distanciamento entre pessoas, estabelecendo as regras rígidas de higiene”, afirmou o prefeito durante transmissão ao vivo.

“Gostaríamos de ter podido ir além do que diz o decreto estadual quanto à flexibilidade dada a situação local e ao impacto das medidas nas nossas economias, mas temos que nos curvar ao entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Ministério Público Federal”, completou Edinho.

O prefeito também anunciou que a partir de segunda-feira (27) todos os usuários do transporte coletivo deverão utilizar máscaras, podendo ser caseiras, feitas de tecido.

“O uso de máscaras também será obrigatório no Terminal Urbano. É uma medida para evitar que o vírus se alastre no ambiente onde as pessoas ficam próximas. Aproveito para agradecer a maioria dos rio-pretenses que tem entendido a gravidade desse momento, ficando em casa quando possível e usando máscaras”, alegou Edinho.

O secretário de Administração de Rio Preto, Luís Roberto Thiesi, afirmou que os municípios não podem abrandar ou afrouxar as restrições impostas pelo governo estadual.

“Em nenhum momento os decretos publicados por Rio Preto afrontaram o estadual. Nós tiramos restrições que haviam no município, porém, que o estado havia permitido em decreto que funcionassem”, disse Luís.

“Portanto, os nossos decretos municipais seguem rigorosamente o que pede o estado. Isso foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a quem devemos respeito por uma ordem judicial”, complementou o secretário de Administração.


COVID-19

O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, atualizou os dados do novo cororanvírus na cidade.

Segundo ele, 67 casos da doença foram confirmados no município até esta segunda-feira. Ao todo, há 2.300 notificações, sendo que 848 foram descartadas, 1.323 foram enquadradas como síndrome gripal e 62 ainda estão sendo investigadas.

“Gostaria de dizer que estamos iniciando uma coleta de número restrito de pessoas para que a gente possa saber a incidência de Covid-19 nessa população de estado gripal leve que não está incluída no Ministério da Saúde”, disse Borin.

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, 242 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que inicialmente são tratados como suspeitos de novo coronavírus, foram notificados. Deste total, 193 pacientes foram internados em enfermaria e 49 em UTI.

“Dos 242 casos notificados, 28 foram confirmados como Covid-19. Dos 28, um permanece em enfermaria e dois em UTI”, explicou Aldenis.

Ao todo, Rio Preto tem oito mortes confirmadas pela doença e 27 descartadas. Um óbito ainda segue em investigação. Duas vítimas são menores de 60 anos. As outras seis tinham mais de 60 anos.

“É importante que o idoso permaneça em casa. O caso dele se agrava com a doença. O idoso deve, mais do que nunca, permanecer na sua residência. Todos devem, mas idoso em especial”, disse Borin.(*) Por G1 Rio Preto e Araçatuba



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.