JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Prefeitos da microrregião pedem ao governo estadual 14 novos respiradores

Saúde

Demanda foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi

Santa Casa possui 10 leitos de UTI para atender pacientes suspeitos ou positivados

Santa Casa possui 10 leitos de UTI para atender pacientes suspeitos ou positivados. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os prefeitos dos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis e que compõem o Cimpe (Consórcio Intermunicipal da Microrregião de Penápolis) – antigo Cisa - formalizaram, juntos, pedido para obter mais 14 ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetros ao governo estadual.

A medida tem por objetivo ampliar os leitos de suporte ventilatório na Santa Casa local, que já possui três unidades com estes equipamentos. A reivindicação foi recebida pelo secretário de Desenvolvido Regional, Marco Vinholi e, segundo o presidente do consórcio e chefe do Executivo altoalegrense, Carlinhos Sussumi (MDB), ele deverá marcar, nos próximos dias, uma audiência remota com os prefeitos para tratar o assunto.

“Essa atitude demonstra a união dos prefeitos da microrregião, não somente no combate a Covid-19, o novo coronavírus, mas na defesa de assuntos de interesses comuns”, destacou. Caíque Rossi (PSD), de Penápolis, avaliou como muito importante esse diálogo. “Além de fortalecer nosso consórcio, demonstra que, juntos, somos mais fortes em buscar recursos para os municípios da nossa comarca. Diante dessa pandemia, o momento pede essa união entre os prefeitos”, ressaltou.


CREDENCIAMENTO

No começo do mês, portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União credenciou os dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), montados no hospital para atender pacientes suspeitos ou positivados com o vírus. Com isso, eles serão, a partir de agora, custeados pelo governo federal. Segundo o documento, o valor da diária de cada unidade será mantido em R$ 1,6 mil, totalizando R$ 480 mil mensais ao hospital.

O repasse será feito pelo Ministério da Saúde, a partir de autorização condicionada à avaliação técnica da vaga disponível para tratamento do paciente. Ela não precisará ser renovada e será mantida enquanto perdurar a pandemia. O recurso passa a ser enviado em parcelas mensais e o credenciamento é em caráter excepcional e temporário.

A Prefeitura informou que pretende solicitar a permanência dos leitos. Eles estavam instalados, anteriormente, no Hospital de Campanha, que encerrou suas atividades em fevereiro, depois de quase nove meses em funcionamento. Os equipamentos foram levados para um espaço preparado na Santa Casa, que ainda possui 41 de enfermaria.

Nas últimas semanas, os leitos de UTI chegaram a 100% de ocupação no hospital, situação vivida por outros municípios da região. No último boletim epidemiológico, a taxa estava em 80%. Neste sentido, Caíque informou que a administração protocolou, junto à DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), solicitação de custeio, por parte do governo estadual, de mais cinco unidades na Santa Casa.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.