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Prefeitos de Avanhandava e Barbosa vão a SP reivindicar melhorias em vicinal

Região

Eles se encontraram com o vice-govenador, Rodrigo Garcia (PSDB)

Veneroni e Antunes se encontraram com o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB)

Veneroni e Antunes se encontraram com o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB). Foto: Divulgação

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Os prefeitos de Avanhandava e de Barbosa, Ciro Veneroni e Rodrigo Primo Antunes, ambos do PSD, estiveram cumprindo agenda na capital paulista na última segunda-feira (14). Na oportunidade, eles se encontraram o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB). A reunião também foi acompanhada pelo tucano e chefe do Executivo araçatubense, Dilador Borges.

O encontro em São Paulo, segundo apurado, foi para reivindicar melhorias na vicinal que liga os dois municípios. “Aos poucos, vai se tornando realidade a concretização do asfalto”, disse Veneroni. “Com união, damos mais um importante passo para a realização deste sonho”, acrescentou Antunes.


REFORMAS

Recentemente, o governo estadual lançou o programa Novas Estradas Vicinais, que recuperará e modernizará 1.563 quilômetros de estradas de responsabilidade municipal em todo o Estado. Nesta etapa inicial, serão investidos R$ 1,2 bilhão em obras licitadas pelo DER (Departamento de Estrada de Rodagem).

Na região, 21 locais passarão por melhorias. Três vicinais da microrregião estão incluídas na Fase 2 do programa. A Francisco Salla, que liga os municípios de Penápolis e Glicério, terá investimentos de R$ 11 milhões nos mais de 17 quilômetros. Outra incluída no pacote é a Gentil Moreira (AVA-030), que liga Avanhandava a Promissão.

Dentre as melhorias nos 11 kms, estão a recuperação da pista e nova sinalização de solo e placas. Por último, a vicinal Joaquim Bittencourt, que liga Luiziânia a Santópolis do Aguapeí, é a outra que será recapeada. O investimento será de R$ 11,6 milhões. As etapas iniciais do programa somam 139 pistas.

O pacote gerará cerca de 15 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas. Segundo o governo, as vicinais são essenciais para o escoamento da produção agrícola e movimentam as economias regionais, além de garantir o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, que dão acesso a serviços importantes como saúde e educação. Em todo o Estado, a primeira fase do programa soma 66 - divididas em 53 lotes - e 76 cidades, totalizando 745 quilômetros e R$ 577 milhões.

Já a segunda etapa serão 73 - divididas em 58 lotes - e 85 municípios, somando 818 kms de recuperação e R$ 634,5 milhões em investimentos estimados. O programa prevê obras para recuperação de pistas já asfaltadas, pavimentação das estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem.

Um estudo técnico do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), feito em conjunto com as prefeituras, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto. A partir de então, as vicinais foram divididas em categorias – estradas que ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que dão acesso a municípios.



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