FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Prefeitos de Avanhandava e Braúna endurecem medidas restritivas

Região

Ações visam diminuir aglomerações e conter o avanço da Covid-19, o novo coronavírus

Prefeitos Ciro (Avanhandava) e Heitor (Braúna) tomaram medidas mais restritivas para conter avanço da Covid-19

Prefeitos Ciro (Avanhandava) e Heitor (Braúna) tomaram medidas mais restritivas para conter avanço da Covid-19. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Prefeitos de duas cidades da microrregião endureceram as medidas restritivas para conter o avanço dos casos positivos e mortes da Covid-19, o novo coronavírus. Em Avanhandava, no próximo final de semana – sábado (27) e domingo (28) – serviços essenciais só poderão funcionar no sistema delivery, sem a presença de público nos locais. O decreto foi publicado ontem (24).

Em vídeo publicado nas redes sociais, o chefe do Executivo, Ciro Veneroni (PSD), explicou que a medida foi adotada diante da grande ocupação dos leitos de UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) nos hospitais da região e a falta de leitos em outras unidades. “Como disse anteriormente, se fosse preciso, não hesitaria e, muito menos, teria medo de tomar medidas mais drásticas”, disse.

Conforme o documento, a partir das 20h de amanhã (26), até às 6h de segunda-feira (29), está proibida o funcionamento de qualquer atividade econômica na modalidade drive thru. Supermercados, mercearias padarias, quitandas, açougues, restaurantes e lanchonetes atenderão apenas por delivery das 6h às 23h, vedado o atendimento ao público.

Cultos presenciais em templos e igrejas, academias, bares, lojas de conveniência, atividades esportivas coletivas, salões de beleza, barbearias, lojas de móveis, materiais de construção, oficinas mecânicas, autopeças e de calçados, entre outras, estão proibidas de funcionar durante o período de vigor do decreto. Lotéricas e Correios estão impedidas e os bancos poderão atuar apenas os caixas eletrônicos.

Lojas agropecuárias e pets shops poderão atender os clientes apenas por delivery e clínicas e consultórios médicos, dentários e veterinários em sistema de urgência e emergência. Poderão atuar normalmente postos de combustíveis e farmácias.

Atividades industriais funcionarão com até 50% do efetivo de funcionários e com todas as medidas sanitárias de higienização. Quem descumprir o decreto, implicará em infração sanitária, passível de aplicação das penalidades previstas na lei estadual 10.083, de 23 de setembro de 1998.

“Fui obrigado a tomar esta atitude, já que cidades vizinhas farão o mesmo para diminuir o número de pessoas circulando em nosso município. Sabemos que o momento é difícil, especialmente aos comerciantes, mas o momento agora é salvar vidas”, ressaltou.

Os casos positivos em Avanhandava aumentaram de 675 para 680. Do total, 604 tiveram alta, 54 estão em isolamento, dois internados e houve 20 mortes. Na penitenciária, são 54 pessoas que testaram positivo para a doença. Destas, 50 se curaram.


BRAÚNA

Em Braúna, o prefeito Heitor Verdú (Podemos) tornou mais rigorosas as restrições para funcionamento do comércio e de circulação das pessoas. Desde o último sábado (20), açougues, padarias e supermercados estão funcionando apenas das 6h às 13h. A circulação das pessoas também está limita a este horário. Fora deste período, só podem permanecer abertas as farmácias.

Se acaso alguém for visto após às 13h, precisará provar real necessidade para estar na rua, podendo apresentar atestado médico, receita ou nota fiscal de farmácia, justificando a necessidade de sair de casa. Além da limitação de funcionamento do comércio essencial, a administração também adotou outras medidas, como isolamento das praças - que foram cercadas com fitas zebradas - e até barrando a entrada de ambulantes de outras cidades.

Só é permitida aos que são produtores do município, como vendedores de verduras, frutas, legumes e ovos. A administração entende que precisam comercializar os produtos e a população precisa ser abastecida. Mesmo assim, são orientados a seguir protocolos de biossegurança. As medidas restritivas vão até a próxima terça-feira (30) e foram tomadas devido ao aumento de casos da Covid no município.

“Entendemos a situação dos comerciantes, mas estamos num período muito delicado e que exige todos os esforços necessários para salvarmos vidas. A Prefeitura já vem adotando uma série de medidas e, mais uma vez, contamos com a colaboração da população”, destacou o chefe do Executivo em vídeo publicado nas redes sociais. Até o momento, os casos positivos em Braúna elevaram de 336 para 343, sendo 267 curados, 44 aguardando resultado dos exames, sete internados e nove óbitos.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.