FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Prefeitos querem alteração no horário de funcionamento do comércio

Região

Propostas serão apresentadas ao governador João Doria, para entrar em vigor ainda nesta semana

O prefeito Dilador Borges participou de videoconferência nesta quarta-feira como representante da regiãõ de Araçatuba

O prefeito Dilador Borges participou de videoconferência nesta quarta-feira como representante da regiãõ de Araçatuba. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Durante videoconferência realizada nesta quarta-feira (17) com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), e de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), sugeriram alterações no horário de funcionamento do comércio.

O pedido é para que a mudança seja autorizada ainda nesta semana, mesmo com os municípios estando na Fase 2 do Plano São Paulo, que determina as regras para retomada da atividade econômica no Estado durante a pandemia de coronavírus. O objetivo das alterações é evitar a aglomeração de pessoas.

As propostas foram apresentadas durante videoconferência com a participação dos prefeitos das cidades sedes de regiões administrativas do Estado para tratar das medidas de combate à pandemia.


POR 6 HORAS

Dilador participou como representante da região de Araçatuba e sugeriu que o horário de funcionamento do comércio passe de 4 para 6 horas diárias já na Fase 2 do Plano São Paulo.

O funcionamento do comércio por 6 horas diárias é permitida aos municípios em regiões que estiverem na Fase 3, na qual não há nenhum caso atualmente.
Para tentar reduzir o volume de pessoas nas ruas durante o horário de funcionamento do comércio em Araçatuba, no início desta semana as lojas passaram a funcionar das 14h à 18h, enquanto as agências bancárias atendem das 10h às 14h.

Segundo nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, Vinholi disse que o pedido feito por Dilador é pertinente e será apresentado ao governador João Doria (PSDB).


POR 5 HORAS

Segundo o site G1, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), também apresentou proposta pela alteração no horário de funcionamento do comércio durante a videoconferência.

A proposta dele é que o comércio de rua e os shoppings fiquem fechados aos domingos e segundas-feiras, medida que os prefeitos daquela região estão chamando de “minilockdown”, e funcionem por 5 horas entre as terças-feiras e aos sábados.

O pedido é para que a medida entre em vigor a partir da próxima sexta-feira (19) e o argumento apresentado para a alteração também é de que o horário de quatro horas por dia provoca mais aglomerações.

Caso o pedido da região de Rio Preto seja atendido, o comércio passaria a funcionar 25 horas semanais, contra as 24 horas atuais e os shopping centers, 25 horas contra as atuais 28 horas, pois abrem aos domingos.


AVALIAÇÃO

Em pronunciamento nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeiras, Doria informou que apenas em dez dias, na outra sexta-feira (26), será anunciado se alguma região do estado evoluiu ou retrocedeu de fase no Plano São Paulo. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.