FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Prefeitura alerta para medidas de combate a dengue

Saúde

O trabalho preventivo executado pela Secretaria de Saúde é realizado de forma contínua

A Secretaria de Saúde de Penápolis tem intensificado as atividades de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Penápolis tem intensificado as atividades de combate ao mosquito. Foto: Imagem/PMP

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Com o crescente número de casos de dengue registrado em todo o país, a prefeitura de Penápolis alerta a toda a comunidade para adotar as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Por conta deste cenário, a Secretaria de Saúde de Penápolis tem intensificado as atividades de combate ao mosquito.

O trabalho preventivo executado pela Secretaria de Saúde é realizado de forma contínua. Desde o ano passado, foram intensificadas as visitas casa a casa (visita de rotina), visando à orientação e à remoção de criadouros em todos os imóveis do município.

Até o momento, Penápolis registrou 223 casos positivos de dengue e 112 aguardam o resultado de exame. Em 2024, foram confirmados 229 casos positivos e um óbito pela doença. O Serviço de Vigilância Epidemiológica ressalta que é fundamental que toda a população se mobilize e se una nesta tarefa de prevenção, eliminando possíveis criadouros nas suas residências.

Segundo o encarregado do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Marco Souza, foi determinado o aumento do número de ciclos de visitas de quatro para seis, fazendo com que os Agentes Comunitários de Saúde estejam mais próximos da população com uma frequência maior.

“O ciclo de visitas era realizado a cada três meses e reduzimos para período de dois meses. Cada agente de saúde atua em sua área de cobertura e deve visitar toda a região neste período, orientando os moradores e removendo todos os criadouros do mosquito”, explicou.


TRABALHO PREVENTIVO

O trabalho preventivo é executado pelos agentes comunitários de saúde, pelos agentes de combate a endemias e pelos apoiadores de combate à dengue. O serviço promove a realização de controle de criadouros ao redor de 200 metros ao redor de todos os casos positivos ou suspeitos de dengue. Todos os imóveis da região são visitados para o controle e eliminação dos criadouros, orientação aos moradores e aplicação de inseticida.

“A intenção nessas visitas é eliminar ao máximo os recipientes que possam acumular água nesta região. Se já há caso suspeito ou positivo na área, há provavelmente uma infestação de larvas em criadouros e pernilongos. Por isso, a eliminação dos criadouros é fundamental para conter o avanço da doença”, esclareceu o encarregado.

Também são feitas visitas quinzenais em pontos estratégicos do município, como ferro velho, oficinas, borracharias, empresas de compra e venda de materiais recicláveis, entre outros. Já nos imóveis especiais (creches, escolas, unidades de saúde, igrejas) a visita é mensal. Os agentes também são responsáveis pelas notificações de terrenos sujos, com mato alto e que oferecem riscos à saúde pública.

Em parceria com o Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental), a Secretaria de Saúde realiza o projeto “Caçamba Social”. Moradores de baixa renda podem solicitar uma caçamba para efetuar a limpeza dos seus imóveis. A solicitação deve ser feita do Serviço de Vigilância Epidemiológica, localizado na av. Marginal Maria Chica, 1306 - Centro. Após uma avaliação dos agentes para verificar a situação do imóvel, o Daep envia uma caçamba para que o morador faça a limpeza. (*) Com informações da Secom – PMP



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.