JOVEM PAN PENÁPOLIS

Prefeitura autoriza início das obras no Centro Cultural Ferroviário

Região

Investimento de R$ 2,180 milhões será feito totalmente com recursos do município, com 6 meses para conclusão

Empresa contratada terá seis meses para conclusão dos trabalhos

Empresa contratada terá seis meses para conclusão dos trabalhos. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A Prefeitura de Araçatuba (SP) assinou nesta terça-feira (25), a ordem de serviço para início das obras de recuperação e restauração do Centro Cultural Ferroviário de Araçatuba, antiga oficina de locomotivas, localizada ao lado da Havan.

O prédio, que se encontra em estado de abandono, passará por recuperação da cobertura, receberá adequação da parte hidráulica e elétrica, ganhará sanitários acessíveis e novo paisagismo do entorno.

A prestadora do serviço será a empresa D.W.J. Engenharia e Construções Ltda, que terá seis meses para realizar os serviços, ao custo de R$ 2.180.726,41. O dinheiro investido sairá dos cofres municipais.


PATRIMÔNIO

Segundo a Prefeitura, o Centro Cultural Ferroviário é tombado pela lei municipal 3.839, de 14 de dezembro de 1992, e na esfera estadual, junto ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), pela Resolução SC 43, de 16 de julho de 2012.

O prédio histórico fica às margens da avenida dos Araçás, no centro da cidade, e foi interditado em 2009 por risco de desabamento. Ele já era tombado como patrimônio histórico e cultural desde 1992 e vinha sendo utilizado para realização de feiras, atividades culturais e exposições.


SONHO

Segundo a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, com a conclusão dessa primeira etapa de restauração, será possível que o espaço volte a ser aberto. “Hoje realizamos um grande sonho, que é dar proteção ao prédio histórico do Centro Cultural Ferroviário que há muitas décadas foi negligenciado”, diz em nota distribuída à imprensa.

Para ela, essa é uma obra emblemática, importante e de referência na história de Araçatuba. “As características históricas serão preservadas, o vão interno da edificação ficará livre e poderá ser modulado conforme a necessidade”, informa. Da Redação - Hojemais Araçatuba



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.