Prefeitura de Birigui assume direção da Santa Casa por 180 dias
Saúde
Dentre os motivos, estão a falta de assistência adequada aos pacientes e reclamações
Da Redação 26/02/2022A Prefeitura de Birigui (SP) decretou nesta sexta-feira (25) a intervenção administrativa na Santa Casa por pelo menos 180 dias.
Dentre os motivos para a intervenção estão a falta de assistência adequada aos pacientes; o grande número de reclamações na Ouvidoria Geral do Ministério da Saúde pela falta de profissionais e médicos; a ausência de medicamentos e materiais; e a demora no atendimento, segundo a prefeitura.
O hospital estava sendo administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Irmandade da Santa Casa, investigada durante uma operação responsável por descortinar um esquema milionário de desvio de verba pública.
Além disso, a polícia segue investigando a morte de uma mulher, cuja transferência não foi autorizada pela Irmandade da Santa Casa, mesmo havendo obrigatoriedade de atendimento.
A prefeitura também apontou irregularidades no credenciamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tipo 2 e na recusa da entidade em receber pacientes do pronto-socorro pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).
Os atuais membros da diretoria da OSS Irmandade da Santa Casa ficarão afastados e desabilitados de suas funções. A gestão do hospital passa a ser do Executivo, com auxílio de uma Comissão de Intervenção. (*) Por g1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.