JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Prefeitura de Glicério suspende atendimento presencial e endurece medidas

Região

Decreto traz uma série de proibições de eventos e atividades até o próximo dia 31

Eventos e atividades esportivas coletivas em espaços públicos e particulares estão proibidas

Eventos e atividades esportivas coletivas em espaços públicos e particulares estão proibidas. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Mais um município da microrregião tomou medidas mais restritivas para conter o avanço de casos positivos da Covid-19, o novo coronavírus, entre os moradores. Em decreto publicado na sexta-feira (14), a Prefeitura de Glicério suspendeu o atendimento ao público em seu prédio.

A medida começa valer nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 31. Além dela, segundo o documento assinado pelo prefeito Ildo de Souza (PSDB), fica proibida a realização de quaisquer eventos, como atividades culturais, esportivos (coletivos), shows e outros em ambientes fechados ou abertos e que causem aglomerações.

Salões de festas, quiosques ou confraternizações em geral nas áreas de lazer, condomínios, ranchos e casas de veraneio também não poderão receber eventos, ficando sob a responsabilidade dos respectivos presidentes, síndicos e proprietários a devida limitação do acesso de pessoas.

As atividades industriais, religiosas, comerciais, de construção civil, supermercados, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e congêneres, consultórios médicos e odontológicos, além de quaisquer outras que não estejam previstas no decreto, ficam autorizadas a funcionar sem restrições de horários, desde que observados os protocolos sanitários.

As cerimônias fúnebres deverão restringir um limite de 10 pessoas na sala de velório, sendo proibido aglomerações de visitantes nas áreas internas e externas. Quem descumprir as normas poderá ser penalizado. Até o momento, Glicério tem 838 casos positivos do coronavírus. Dezoito moradores vieram a óbito, 20 são suspeitos, 127 em tratamento e 693 receberam alta.


OUTROS

Além de Glicério, Avanhandava também endureceu as medidas. No município, está proibida a realização de práticas esportivas coletivas em espaços públicos e privados, bem como o funcionamento de salões de festas e quiosques.

A medida é por tempo indeterminado. Ela foi tomada considerando a situação regional de saúde pública, a taxa de ocupação de leitos na região a que Avanhandava pertence dentro do Plano SP e a necessidade constante de garantir a preservação da vida, o adequado funcionamento dos serviços, além de permitir a retomada gradual e segura das atividades.

O decreto destaca ainda a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que assegurou aos governos municipais competência para a adoção de medidas restritivas durante a pandemia, tais como a imposição de distanciamento social, suspensão das atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras.

Alto Alegre também publicou decreto endurecendo medidas. Na cidade também está suspensa a prática de atividades esportivas coletivas em praças e espaços públicos e privados do município. As ações, de caráter temporário e excepcional, terão vigência por 21 dias.

Quem descumprir, poderá ser penalizado, além do pagamento de multa, que varia de dez – para pessoa física – a 100 – pessoa jurídica – Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que serão revertidas para o financiamento das ações contra a doença.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.