COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Prefeitura de Penápolis zera demanda reprimida em creche

Educação

De acordo com levantamento, havia cerca de 40 crianças na lista; unidades possuem 177 vagas disponíveis

Creche do Gualter Monteiro abriu cerca de 130 novas vagas em 2017

Creche do Gualter Monteiro abriu cerca de 130 novas vagas em 2017. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A secretaria municipal de Educação informa que, para o ano letivo de 2021, há oferta de vagas para os Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais) – antigas creches – especialmente para as turmas de berçário 1 e 2, que correspondem às crianças menores.

De acordo com o último levantamento efetuado pela pasta no dia 27, havia cerca de 40 crianças na lista de espera para a creche, entretanto, as unidades possuem 177 vagas disponíveis, ou seja, a oferta é maior que a procura. A secretária Neide Ferlin Assami comenta que essa é a primeira vez que a fila de espera por vaga em creche é zerada.

“Normalmente há uma procura maior que a oferta de vaga em creche, por isso existia a fila de espera. Porém, neste ano, conseguimos zerar a demanda reprimida”, disse. O prefeito Célio de Oliveira informou que, em 2013, quando assumiu a administração municipal, havia uma demanda reprimida de mais de 500 crianças no aguardo de vagas em creche.

“Agora, no último ano da nossa gestão, a realidade é bem diferente. Temos vagas disponíveis em creche”, ressaltou. Ele lembrou ainda dos importantes investimentos feitos nas unidades educacionais, incluindo construção de novas creches, reformas das unidades, a climatização das salas de aula e a aquisição dos novos uniformes escolares que serão entregues aos alunos no próximo ano, assim que as aulas voltarem.


PANDEMIA

O prefeito, assim como os gestores da secretaria, acredita que a baixa procura pela matrícula de crianças pequenas em creche foi devido à pandemia da Covid-19. “Por conta disso, muitos pais reviram a real necessidade de enviar seus filhos e preferiram deixá-los em casa ou aos cuidados de familiares, especialmente no caso dos menores”, analisou. Os Ceims atendem crianças de zero a três anos e 11 meses.

De acordo com levantamento, a oferta maior de vagas é para as turmas de berçário 1 e 2, que atendem crianças de quatro meses a 1 ano e nove meses. Sendo assim, em 2020, a rede municipal tinha 34 salas de berçário 1 (crianças de quatro a nove meses) e 48 salas do 2 (de 10 meses a um ano e nove meses). Já para 2021, até o momento, foram abertas 22 salas do 1 e 41 do 2.


MATRÍCULA

Até o momento, foram matriculadas um total de 1.268 crianças nas creches, que correspondem às turmas de B1, B2, maternal 1 e 2. A secretaria orienta os pais ou responsáveis que desejam matricular seus filhos na creche para o ano de 2021 que procurem a pasta o quanto antes. Ela fica localizada no piso superior do Paço Municipal (avenida Marginal Maria Chica, 1.400, Centro). O telefone de contato é o (18) 3654-2555. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.