Prefeitura de Rio Preto anuncia medidas restritivas para combater o coronavírus
Saúde
Mudanças foram anunciadas na manhã de ontem (2), e passam a valer hoje (3)
Da Redação 03/03/2021A Prefeitura de São José do Rio Preto anunciou, na terça-feira (2), medidas mais restritivas para evitar a confirmação de novos casos de coronavírus. As mudanças foram adotadas após o aumento do número de internações pela Covid-19 na região e passam a valer a partir desta quarta-feira (3).
Dentre as medidas, estão: serviços de saúde, farmácias, postos de combustíveis, lojas de conveniência e serviços de hospedagem em hotéis poderão atender 24h; hipermercados, supermercados e padarias podem funcionar das 6h às 22h; restaurantes, lanchonetes e serviços ambulantes de alimentação podem funcionar das 6h às 18h, apenas para retirada; após às 18h, podem ser mantidas apenas atividades internas e entregas em domicílio.
Demais atividades essenciais, bem como igrejas, podem funcionar das 6h às 18h. As não essenciais, como academias e salões de beleza, não podem fazer atendimento presencial. O comércio pode funcionar das 8h às 18h com atividades internas e entregas em domicílio.
Atividades de educação permanecem inalteradas: educação infantil e ensino fundamental e médio permanecem com atividade presencial, respeitando o limite de 35% da capacidade; cursos de educação superior na área da saúde mantêm as atividades presenciais; os demais cursos do ensino superior não podem ter atendimento presencial.
CASOS E INTERNAÇÕES
Segundo o secretário de Saúde Aldenis Borim, Rio Preto ultrapassou o pico dos números da Covid-19 registrado em agosto do ano passado. De acordo com o boletim divulgado pela pasta ontem, o município contabiliza 46.848 pacientes que testaram positivo para a doença. Do total, 41.802 se recuperaram e 1.138 morreram.
Desde o início da pandemia, 162.201 pessoas foram testaram e 115.353 delas não foram diagnosticadas com a Covid-19. Atualmente, o número de internados por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) está em 329, sendo 128 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 201 em leitos de enfermaria.
Destes, 205 tiveram a confirmação para a Covid. A projeção, segundo o secretário, é que 12 mil novos casos sejam confirmados em Rio Preto em março. Do total, dois mil pacientes podem precisar de internação, sendo que cerca de 660 precisarão de leitos de UTI. (*) Com informações do G1 de São José do Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.