Prefeitura destaca melhorias realizadas na reorganização do pronto-socorro
Saúde
Unidade atende seis mil pacientes por mês, cerca de 200 pessoas diariamente
Da Redação 16/07/2021Após três meses de intervenção municipal e gestão da Santa Casa de Penápolis, o pronto-socorro passou por diversas melhorias com o objetivo de reorganizar e oferecer melhor atendimento à população. Atualmente, a unidade de urgência e emergência atende seis mil pacientes por mês, cerca de 200 pessoas diariamente. Desde o início da intervenção, foram mais de 19 mil atendimentos.
Para atender a demanda, o PS conta com três médicos, sendo dois clínicos gerais e um pediatra, durante o dia. No período noturno, são escalados dois médicos clínicos gerais. Segundo a vice-prefeita, a médica Mirela Fink, a equipe médica da unidade agora conta com médicos especialistas.
“Hoje, nós temos cirurgião vascular, otorrino, urologista e oftalmologista, em plantão de disponibilidade. Com isso, há a possibilidade da realização de duas cirurgias eletivas por semana, em cada uma dessas especialidades. Infelizmente por conta da pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas estão suspensas. Assim que tivermos uma situação mais tranquila, os procedimentos serão retomados”, afirmou.
Em relação ao atendimento, a vice destacou que todos os pacientes internados no PS são medicados imediatamente até que seja disponibilizada a vaga para a internação em um hospital. “Isso não era feito anteriormente. O paciente ficava aguardando vaga sem medicação e sem tratamento. Hoje, ele já inicia a medicação enquanto está aguardando a vaga, o que não ultrapassa 12 horas ou no máximo 24 horas”, enfatizou.
FARMÁCIA
A farmácia do pronto-socorro está prestes a ser inaugurada. Os farmacêuticos já estão contratados e a farmácia disponibilizará os medicamentos da rede básica de saúde. “A farmácia ficará ao lado do PS, com uma entrada lateral exclusiva. O espaço já está quase pronto, estamos apenas aguardando a vistoria da Vigilância Sanitária e a autorização do Conselho Regional de Farmácia”, destacou.
EQUIPE
Ainda segunda a vice, toda a equipe passa por treinamentos periódicos. “Os funcionários da recepção e da portaria participam de treinamentos de qualificação, assim como toda a equipe de enfermagem. O pronto-socorro também tem um profissional de Assistência Social que faz o devido acolhimento os pacientes”, contou Mirela.
Na parte estrutural, foram substituídos diversos equipamentos e materiais que estavam sucateados, como cadeiras, mobiliário, computadores e ar condicionado. Outra melhoria é a implantação da informatização do PS, que possibilita mais recursos financeiros para a unidade. “Estamos implantando todos os equipamentos necessários para que o médico e a equipe de enfermagem possam informatizar o atendimento”, disse.
“Estamos empenhados em oferecer a melhor estrutura e atendimento médico aos pacientes. Com diversas intervenções, temos conseguido melhorar a assistência prestada à nossa população e ainda temos muito novos projetos para serem implantados”, concluiu a vice. (*) Com informações da Secom-PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.