Prefeitura divulga informações sobre Finados
Cidade
Expectativa de público, segundo estimativa, é de mais de 30 mil pessoas
Da Redação 24/10/2021No próximo 2 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Finados, os cemitérios municipais de Penápolis estarão abertos à visitação pública das 6h às 18h. A Prefeitura informa que o horário especial visa atender o grande fluxo de visitantes esperados para este dia. A expectativa, segundo estima à administração dos campos-santos, é de mais de 30 mil pessoas.
A Necrópole Municipal de Santa Cruz, conhecida como “cemitério antigo”, está localizada à avenida Eduardo de Castilho, 1.380, Vila Aparecida. No local, haverá dois portões disponíveis para entrada e saída. Um deles é o principal, de frente para a avenida e o outro na lateral, pela rua Tiradentes.
Já o Cemitério Jardim da Paz fica localizado na avenida José Pinto de Almeida, no Jardim Pevi 2, com um único portão de entrada e saída, junto à fachada. É obrigatório o uso de máscaras faciais de proteção para ingressar e permanecer no interior dos cemitérios.
Será disponibilizado álcool em gel 70% na entrada, para assepsia das mãos dos visitantes, e cadeira de rodas para algum munícipe com necessidades especiais, que venha necessitar deste recurso. A temperatura dos visitantes também será aferida na entrada dos cemitérios.
Haverá ainda uma ambulância com motorista e enfermeiro em frente à Necrópole, a fim de prestar os primeiros atendimentos, em casos de necessidades. Os trabalhos preparativos para receber o público, assim como a zeladoria permanente destes espaços, está a cargo da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), que é a responsável pela gestão administrativa e operacional dos cemitérios da cidade.
Para tanto, conta com apoio e parceria de diversos setores da municipalidade, especialmente no Dia de Finados. Assim como em anos anteriores, a Emurpe manterá um setor de “Achados e Perdidos”, para facilitar as entregas e recebimentos de documentos ou objetos extraviados durante a visita aos cemitérios.
No Dia de Finados, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penáoplis) disponibilizará dois bebedouros de água potável gelada/normal para os visitantes, assim como disponibilizará uma caçamba para o recolhimento de lixo/descartes na Necrópole de Santa Cruz.
OBRAS E LIMPEZA
A Emurpe alerta a população que, para reformas de lápides e túmulos, foi estipulado um prazo máximo até o dia 28 deste mês para que estas ocorram. Já os serviços de limpeza e lavagens dos jazigos podem ser efetuados até dia 31. Em parceria com a secretaria municipal de Obras e Serviços, será efetuada a pintura de guias nesses espaços. O trabalho deve ocorrer nos próximos dias que antecedem a celebração.
AMBULANTES E TRÂNSITO
O comércio ambulante poderá funcionar nos espaços públicos externos aos cemitérios, sem cobrança de taxa municipal. Porém, é proibido qualquer comércio ambulante no interior dos cemitérios. Os fiscais de Obras e Posturas e da Vigilância Sanitária farão os cadastros de todos os responsáveis pelos comércios ambulantes.
A respeito do fluxo de veículos, a secretaria municipal de Trânsito providenciará sinalização para interdição de ruas e avenidas no entorno da Necrópole. Isso ocorrerá das 6h até às 18h nas seguintes vias: rua Elesbon com a avenida Eduardo de Castilho; rua Tiradentes com a Eduardo e rua Manoel Foz com a avenida Antônio Define.
CELEBRAÇÕES E TRANSPORTE
Também no Dia de Finados, haverá celebrações religiosas, sendo às 7h e 8h30 na Necrópole, com a Comunidade da Igreja Matriz de São Francisco e às 8h30 no Jardim da Paz, com a Comunidade Santa Rita de Cássia. A Emurpe informa que para outras celebrações religiosas o espaço continua em aberto.
O Transporte Coletivo funcionará no feriado com três linhas, saindo a cada 90 minutos do Terminal Urbano, nos seguintes horários: pela manhã, às 7h35, 8h20, 9h05, 9h50, 10h35 e 11h20; à tarde às 13h35, 14h20, 15h05, 15h50, 16h35 e 17h20. O almoço será das 12h às 13h30.
AEDES AEGYPTI
Neste dia, as equipes da Vigilância Epidemiológica estarão nos cemitérios fazendo orientação aos visitantes sobre os cuidados básicos para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
A recomendação é para eliminar água parada nos vasos por meio da colocação de areia até a borda, além da remoção das embalagens plásticas de flores. Segundo informou o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Marco Souza, os vasos sem furos, enfeites e embalagens plásticas acabam se tornando focos para a proliferação do mosquito.
“É fundamental que a população nos ajude nesta tarefa, colaborando durante suas visitas ao cemitério. Vivemos um período de muito calor e chuva, época ideal para a acelerada reprodução do inseto”, alertou. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.