Prefeitura implanta projeto piloto de monitoramento por câmeras
Cidade
Serão inicialmente instaladas quatro câmeras de monitoramento em caráter experimental
Da Redação 03/08/2019Penápolis iniciará, nos próximos dias, um projeto piloto com a implantação de câmeras de segurança para monitoramento de ruas em locais estratégicos da cidade. Para tanto, a Prefeitura firmou parceria com o Grupo FGK, de Promissão. Trata-se do projeto “Cidade Segura – Segurança Colaborativa”.
Pela parceria, serão inicialmente instaladas quatro câmeras de monitoramento em caráter experimental por 30 dias sem custo. Todos os equipamentos serão integrados a uma central gerenciada pela empresa. Uma vez efetivado, após o prazo experimental, o sistema terá um pagamento mensal para funcionamento.
De acordo com o diretor da FGK, Guto Dinalli, os links das imagens serão fornecidos para os órgãos de Segurança Pública (Polícia Civil e Militar) e para a Prefeitura.
“Penápolis é a pioneira do projeto. Trata-se do primeiro município a formalizarmos uma parceria para monitoramento de segurança de vias em pontos estratégicos”, destacou. “As quatro câmeras iniciais servirão como um teste nesta situação piloto, porém depois do primeiro mês a Prefeitura poderá dar sequência com a instalação de quantas câmeras quiser, em novos pontos”, lembrou.
“A nossa plataforma é em nuvem, portanto não há um limite para a quantidade de dispositivos a serem instalados”, acrescentou o diretor. O secretário municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Mauro Olympio dos Anjos, comentou que o Executivo recebeu a indicação da PM para a implantação do projeto e que a intenção da administração é ampliar o número de pontos supervisionados.
“Temos um trabalho conjunto muito produtivo com a Polícia Militar no que diz respeito à questão do trânsito, especialmente relacionado à fiscalização e sinalização, porém agora teremos como ampliar essa cooperação também no aspecto de monitoramento de vias”, frisou Mauro Olympio. Para o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, a novidade vem para melhorar significativamente a segurança da população.
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois nos permite, de forma pioneira, testar uma plataforma que tem tudo para dar certo e garantir o avanço na segurança da população, incluindo o pedestre, os motoristas e comerciantes”, falou. “Poderemos implantar câmeras nas entradas e saídas da cidade, centro comercial e também em prédios de grande circulação, como terminal rodoviário, praças, entre outros”, contou. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.