Prefeitura lançará o ‘Cartão Cidadão Penapolense’
Cidade
Objetivo é unificar informações e oferecer facilidade nos atendimentos junto aos órgãos e entidades
Da Redação 17/01/2021Está em andamento o projeto de implantação do “Cartão Cidadão Penapolense”, uma iniciativa da Prefeitura. A organização do projeto ocorre em parceria entre as secretarias de Assistência Social, Governo e Gestão Participativa e de Administração.
O objetivo é unificar informações do cidadão e oferecer facilidade nos atendimentos junto aos órgãos públicos e entidades. Após sua efetivação, a coordenação do serviço ficará a cargo da Secretaria de Assistência Social. De acordo com o titular da pasta, Pedro Luiz Menti Sanchez, neste cartão serão concentradas informações a respeito dos programas sociais que cada cidadão participa, bem como os benefícios que recebe.
“Também serão centralizadas as informações, tanto do cidadão como de sua composição familiar, a respeito de atendimentos em entidades assistenciais do município”, disse. “Cada cartão terá o nome e foto do munícipe, além de um número de cadastro municipal. Com isso será possível ter um panorama claro dos atendimentos realizados dentro daquela família, não só na parte social, como ações da Saúde, Educação, Esporte e Cultura”, acrescentou.
Pedro disse ainda que em breve será publicado um decreto municipal de criação desta ferramenta, onde constarão os aspectos do seu funcionamento. “Temos uma expectativa de que a efetiva entrega do cartão à comunidade ocorra em aproximadamente 180 dias”, estimou.
“Hoje a Assistência Social já possui uma lista das pessoas que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Vamos juntar estes dados com os demais e integralizar essas referências para melhor trabalho junto à comunidade, buscando justiça social”, explicou o secretário.
Ele também revelou que, quando estiver em uso, o Cartão Cidadão Penapolense também poderá ser usado para aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais da cidade, a serem conveniados. “Neste caso, o uso será destinado unicamente para benefício eventual, por vulnerabilidade temporária”, esclareceu. “Assim é possível que sejam adquiridos itens diferentes daqueles encontrados numa cesta básica tradicional, de acordo com a necessidade do beneficiário. Em breve teremos mais informações”, concluiu. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.