COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Prefeitura mantém suspensão das aulas presenciais na redes municipal e estadual

Educação

Medida vai até o dia 31; rede particular e superior podem receber os estudantes

Aulas presenciais na rede municipal e estadual continuam suspensas até dia 31

Aulas presenciais na rede municipal e estadual continuam suspensas até dia 31. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Decreto publicado na última sexta-feira (15), pela Prefeitura de Penápolis, prorrogou, até o dia 31 deste mês, a suspensão das aulas presenciais nas redes municipal e estadual de ensino. A medida, assinada pelo chefe do Executivo, Caíque Rossi (PSD), ainda determina que, na rede particular e cursos superiores na área de saúde, podem retomar o ensino, desde que de forma facultativa aos alunos.

Conforme o documento, a decisão levou em conta a situação nacional de saúde pública e as medidas adotadas pelos órgãos, além da necessidade constante de garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde, para assim permitir a retomada gradual e segura das atividades presenciais nas instituições de ensino.

O decreto ainda informa que, considerando o contexto local da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, bem como a necessidade de cautela na retomada das aulas presenciais, segundo deliberado com representantes de escolas públicas, particulares, conselho municipal de   Educação e secretaria de Saúde, manteve a suspensão na rede local e estadual.

As unidades particulares podem receber os estudantes, desde que respeitem o limite de 30% do número de matriculados. Nas instituições de ensino superior, nas graduações da área da saúde, a retomada deve ser gradual e segura de até 100% dos estudantes para as turmas que estejam todas imunizadas contra o coronavírus, com a aplicação de protocolos sanitários rigorosos, ou de até 30% para que ainda não estão vacinados.


APEOESP

A medida adotada pelo Executivo foi comemorada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). A coordenadora da subsede local, Tereza Cristina Moreira da Silva, usou as redes sociais para comentar o decreto.

“Vitória da vida. Em atitude solidária e responsável, Caíque Rossi, prefeito da nossa cidade, decretou continuidade das aulas remotas nas escolas públicas. Nesse momento tão triste que vivemos, podermos contar com a atitude humana do chefe do Executivo é um alívio. Reivindicamos e fomos prontamente atendidos. Nossa gratidão também aos secretários da Educação e Governo, Zeca Pansonato e Thiago Mazucato. O diálogo é nosso maior aliado”, destacou.

Em 16 de abril, professores de Penápolis e da microrregião se reuniram em uma carreata pedindo o adiamento das aulas presenciais no Estado de São Paulo, até que todos os profissionais da Educação sejam vacinados contra a Covid-19, o novo coronavírus. O ato ainda foi uma forma de homenagear amigos que, infelizmente, não resistiram às complicações da doença e faleceram.

A concentração ocorreu no Parque Santa Leonor e teve iniciativa da subsede da Apeoesp na cidade. Cada participante estava com seu veículo, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade. Além do buzinaço, eles colocaram faixas e cartazes com mensagens e homenagens aos educadores Edison de Abreu Rodrigues, Antônio Bernardino Gomes, o Toninho, Júnior Gil e Cidinha Moreira que faleceram pelo coronavírus.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.