JOVEM PAN PENÁPOLIS

Prefeitura pavimenta algumas vias internas do cemitério Santa Cruz

Cidade

Troca das pedrinhas é pelo asfalto do tipo CBUQ, garantindo qualidade por mais tempo

Ao todo, foram realizados 1.032,13 metros quadrados asfaltados; Prefeitura utilizou recursos próprios

Ao todo, foram realizados 1.032,13 metros quadrados asfaltados; Prefeitura utilizou recursos próprios. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Após muitas quedas acidentais principalmente de idosos, dificuldades para transitar e constantes reclamações, a Prefeitura de Penápolis atendeu aos pedidos e promoveu a pavimentação de vias principais do interior da Necrópole de Santa Cruz. Foram contemplados o corredor principal da entrada do cemitério pela avenida Eduardo de Castilho até a capela e também esta via transversal, que permite o acesso pelo portal lateral da rua Tiradentes.

O projeto faz parte da nova fase de remodelação e zelo do antigo cemitério da cidade, que passou desde maio para a administração da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis). A troca das pedrinhas é pelo asfalto do tipo CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), que tem durabilidade superior, garantindo qualidade por mais tempo que o asfalto comum, “a frio”.

O trabalho de asfaltamento, com duração de um dia, foi executado na última sexta-feira (25). De acordo com informações da Prefeitura, ao todo formam realizados 1.032,13 metros quadrados asfaltados. Para essa obra, o Executivo utilizou recursos próprios, investindo um total de R$ 83.729,67. O trabalho foi realizado pela empresa Gos Incorporadora e Administradora de Obras contratada pelo município por meio de processo licitatório.


AVALIAÇÃO

Na via principal com acesso pela avenida Eduardo de Castilho o pavimento foi feito sobre as pedras. Conforme explicações da administração não houve tantos prejuízos para o nivelamento, porém, se fosse manter o material antigo demandaria muito tempo e custos para resolver o problema, eliminado com o asfalto.

O nivelamento desse corredor com maquinários pesados, e a aplicação de uma capa grossa com espessura de aproximadamente cinco centímetros impedirá problemas de dilatação. Para o mesmo processo da travessa que passa na frente da capela foi necessário retirar as pedras portuguesas, cortes de algumas antigas e frondosas árvores e de raízes que danificavam o pavimento e túmulos.

Na avaliação técnica das equipes da Prefeitura, como precisaria extração de árvores e muitos cortes de raízes, o ideal seria retirar as pedras, executar uma base e aplicar o asfalto. Esse trabalho foi realizado em conjunto pela secretaria de Obras e Emurpe.


SEGURANÇA

Conforme as reclamações das pessoas que visitam frequentemente o local para orações e visitações aos túmulos dos familiares, o antigo piso deteriorado pelo tempo e danificado também pelas grandes árvores existentes no local, que apresentava muitas irregularidades e buracos, colocando em risco a segurança.

Os defeitos do pavimento também dificultavam o serviço funerário durante os sepultamentos, na atividade de transporte até os túmulos e jazigos. A partir de agora, esses problemas foram sanados.


DADOS

Maior cemitério e o mais antigo em atividade, os primeiros registros de sepultamento no local são datados de 1912, quatro anos após a fundação do município. A Necrópole de Santa Cruz chegou na sexta-feira (25) a 39.762 sepultamentos. A última remodelação do espaço ocorreu no exercício de 1961, administração do ex-prefeito Nagib Sabino. Milhares de pessoas passam todos os anos pelo local para visitação de túmulos e jazigos de entres queridos.

Além desse, a cidade tem em atividade o Cemitério Jardim da Paz, inaugurado na gestão do ex-prefeito João Luís (PT) e o histórico Cemitério dos Índios, no bairro Lageadinho, o primeiro local de sepultamentos coletivos mesmo antes da fundação oficial de Penápolis, tombado pelo patrimônio histórico.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.