Prefeitura promove ações para conscientização do autismo
Cidade
Colar de Girassol e os abafadores de ruído para pessoas que apresentam TEA estão disponíveis para retirada, gratuitamente
Da Redação 02/04/2025Em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado dia 02 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação organizaram uma programação para promover a conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Na manhã desta quarta-feira (02), às 8h, o Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico “Superação” realiza uma ação para marcar o dia mundial de conscientização. Às 9h, no saguão do Paço Municipal, acontece a abertura da exposição “Conscientização do Autismo”, com trabalhos de alunos da rede municipal de ensino.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que durante todo o mês de abril, as unidades socioassistenciais e de educação desenvolvem ações sobre o tema. “A campanha de conscientização ocorrerá de forma descentralizada para levar informação e reduzir o preconceito e a discriminação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, afirmou.
No dia 15 de abril, às 19h, será realizada a palestra “Do nascimento à descoberta do autismo – O autismo na visão de um autista”, com Marcos Petry e participação da sua mãe Arlete Boing Petry. O evento acontece no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) da Funepe. A palestra é voltada para profissionais da educação, assistência social e famílias.
SEM DISCRIMINAÇÃO
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento.
COLAR E ABAFADOR
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa à comunidade que o Colar de Girassol e os abafadores de ruído para pessoas que apresentam TEA (Transtorno do Espectro Autista) estão disponíveis para retirada, gratuitamente.
Todas as pessoas da comunidade com diagnóstico definitivo têm direito a receber estes itens, além da Carteira de Identificação para Autista.
O Colar de Girassol é um importante instrumento de inclusão utilizado para identificação das pessoas com algum tipo de deficiência não visível. Com o uso do colar, a pessoa com deficiência oculta terá assegurados os direitos à atenção especial e ao atendimento prioritário e humanizado.
Os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade fazem o fornecimento gratuito do colar. É necessário apresentar o documento comprobatório (laudo médico ou declaração médica) e os documentos pessoais para obtenção do colar no ato da requisição junto às unidades de Cras.
Para obter a Carteira de Identificação para Autista basta que os interessados compareçam às unidades de Cras, levando uma declaração médica da rede municipal de saúde que comprove essa condição especial.
SERVIÇO
O Cras Planalto "Yone Lacava Pereira” fica localizado na rua Manoel Foz 515 - Vila Aparecida. O telefone para informações é o (18) 3653-4893. O Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” fica na rua Amazonas 136 - Vila América, e o telefone para obter informações é (18) 3653-7291. Em ambas as unidades o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.