Prefeitura realiza “Operação Dengue” em três bairros da cidade
Saúde
Penápolis já registrou 73 casos notificados e 25 positivos de dengue em 2020
Da Redação 31/01/2020Os moradores dos bairros Jardim Del Rey, Vilage Regina e Portal dos Faveiros devem estar atentos para as ações da “Operação Dengue” que acontecerá nessa região na próxima semana, nos dias 4 e 5. É solicitado que todos os moradores façam uma limpeza em suas casas e quintais, retirando todos os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, além da febre amarela.
A ação foi elaborada nesta semana, com a coordenação das secretarias de Planejamento e Saúde, tendo a participação de todas as demais pastas, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).
O objetivo é evitar uma nova epidemia da doença na cidade, já que Penápolis está cercada por outros municípios nesta situação. Segundo explicou o secretário de Planejamento, coronel Daniel Rodrigueiro, a “Opração Dengue” vai iniciar nessa região que possui cerca de 1,5 mil imóveis e é onde se concentra a maioria dos casos positivados este ano para a doença.
“Caso o resultado da operação seja satisfatório, a Prefeitura levará a operação para as demais regiões da cidade. Lembrando que a população não deve esperar por essa ação da prefeitura. É responsabilidade de cada morador manter a casa e quintal limpos, livres de criadouros”, ressaltou.
VISITA E COLETA
A “Operação Dengue” será realizada em duas fases. A 1ª acontecerá no dia 4, quando os moradores dos bairros Jardim Del Rey, Vilage Regina e Portal dos Faveiros receberão a visita de agentes de saúde, devidamente identificados com coletes.
Eles vão orientar sobre os cuidados necessários para evitar a dengue, quais são os criadouros, quais os sintomas da doença. Os agentes também farão a entrega de dois sacos plásticos - verde e preto - para que o morador possa efetuar a limpeza dos quintais, depositando os criadouros nesses sacos.
A 2ª fase será a coleta, que acontecerá no dia 5, quando caminhões e funcionários da prefeitura e Daep farão o recolhimento desses materiais que devem estar embalados nos referidos sacos e depositados na calçada. Em caso de ocorrências de chuva, as ações serão transferidas para o dia seguinte.
CRIADOUROS
Vale ressaltar que a operação não é um arrastão, um bota-fora e, portanto, as pessoas devem limpar seus quintais e colocar nos sacos plásticos apenas o que for criadouro do mosquito aedes aegypti. Dessa forma, não serão recolhidos móveis velhos, entulhos, nem lixo orgânico, apenas os criadouros.
Os principais criadouros do mosquito encontrados nos quintais são: pratinhos de vasos de plantas, garrafas pet, latinhas, sacolinhas plásticas, tampa de garrafas, entre outros. Estes materiais devem ser depositados nos sacos plásticos e colocados na calçada para o recolhimento no dia 5.
DADOS
Até esta sexta-feira (31), Penápolis registrou 73 casos notificados e 25 positivos de dengue em 2020. Esse número é quase sete vezes maior que o mesmo período do ano anterior, com 11 notificados e quatro positivos.
Apenas nessa região onde se encontra os três bairros alvos da ação foram 12 casos positivos neste ano, ou seja, quase a metade. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.