Prefeitura reestrutura atendimento nas unidades públicas de saúde de Penápolis
Saúde
Serão priorizados os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios para atendimento e coleta de exame (Swab)
Da Redação 05/01/2022A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Penápolis informa que, a partir desta quarta-feira (5), haverá uma reestruturação no atendimento de pacientes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Macros de Saúde. Dessa forma, serão priorizados os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios para atendimento e coleta de exame (Swab).
A medida é necessária devido ao aumento significativo de pessoas contaminadas pela Covid-19. Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a pasta está em alerta com relação ao aumento de casos de pessoas positivas para o coronavírus em Penápolis nos últimos dias.
“Os casos começaram a aumentar após as festas de Natal e Ano Novo, quando houve festas, aglomerações, inclusive circulação de pessoas de fora que vieram passar férias em Penápolis, favorecendo a circulação e transmissão do vírus”, analisou.
Ele ainda explicou que, por conta disso, houve um aumento significativo na demanda de pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades de saúde e também no pronto-socorro, sobrecarregando o sistema. “Dessa forma, a secretaria decidiu priorizar o atendimento desses pacientes sintomáticos respiratórios nas UBSs e Macros. As demais patologias serão avaliadas e agendadas pelas unidades”, acrescentou. As unidades funcionarão normalmente das 7h às 17h.
VACINAÇÃO
A partir de hoje, também haverá uma redução no horário da vacinação contra a Covid-19. As doses serão aplicadas apenas nas Salas de Vacina das Macros 1, 2 e 3, das 12h às 16h30, ou seja, apenas no período da tarde. O secretário voltou a ressaltar a importância da vacina contra a Covid-19.
“É preciso que as pessoas tomem a vacina corretamente, voltem para tomar a segunda dose e também a dose adicional. Já está mais que provado que quem está vacinado, muitas vezes nem apresenta sintoma da Covid ou são menos graves; além disso, diminui muito os índices de internação e complicações da doença”, reforçou.
PRONTO-SOCORRO
O pronto-socorro municipal também sofreu um aumento de fluxo de pacientes nos últimos dias, principalmente sintomáticos respiratórios. Por conta disso, a secretaria já está adequando o atendimento no PS com a convocação de mais um médico, enfermagem e aquisição de mais testes de Covid-19.
“Sabemos que o pronto-socorro está com uma demanda muito alta de pacientes e estamos fazendo o possível para diminuir o tempo de espera. Todos que precisarem serão atendidos. Ninguém vai ficar sem atendimento no PS”, finalizou o secretário. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.