Prefeitura terá fiscalização mais rígida em bares e supermercados
Cidade
Município tem 18 casos suspeitos da doença; três destes tiveram exame negativo para a doença
Ivan Ambrósio e Carlos Netto 24/03/2020Ruas centrais vazias e lojas fechadas. O cenário, típico de um domingo ou em feriados nacionais e municipais, é visto, desde ontem (23), em Penápolis. A medida foi tomada na semana passada, por meio de decreto municipal feito pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido), como forma de prevenir a proliferação do Covid-19, o novo coronavírus.
Ele ainda revelou que a fiscalização será mais rígida em bares e supermercados.
Até o momento, o município tem 18 casos suspeitos da doença. Destes, três tiveram exame negativo para a doença. Dezesseis são de moradores da cidade e os demais de outros municípios. Não foi registrado nenhum caso positivo e nenhum óbito.
No documento, o comércio estará fechado por tempo indeterminado. No entanto, conforme o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), o prazo inicialmente da medida é por 15 dias. Podem permanecer abertos os hipermercados, supermercados e mercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, hortifrutigranjeiros, açougues, restaurantes, pizzaria e bares, atendendo-se no modal de delivery.
FISCALIZAÇÃO
Durante entrevista ao INTERIOR na estreia do programa que o jornal apresentará todas as manhãs em sua página no Facebook, o prefeito informou que a fiscalização será mais rígida, principalmente nos bares, locais onde ainda eram vistos aglomerações de pessoas.
“Trata-se de uma medida efetiva para evitar isso, pois eles não poderão ficar com mesas e cadeiras à disposição. As pessoas poderão ir aos bares, desde que peguem o seu produto e vão para casa. Não precisam ficar lá, como aconteceu neste final de semana. Foi um exagero e, com isso, pedimos aos proprietários que tirem suas cadeiras e mesas, para que ninguém fique bebendo por estes locais”, lamentou.
A fiscalização ficará a cargo do setores de Obras e Posturas, Fiscalização de Rendas e de Vigilância Sanitária. Com relação aos supermercados, o chefe do Executivo acrescentou que está conversando, entre a direção destes estabelecimentos, para que tomem novas medidas.
“Vamos conversar para que haja uma restrição de pessoas, especialmente aos idosos. Essa deve ser uma medida radical, pois iremos proibir, por se tratar de um grupo de risco”, destacou. Celio citou que o Supermercados Eldorado, por exemplo, já está adotando medidas restritivas para evitar aglomeração no seu interior.
“Eles estão regrando a entrada de pessoas, e nós vamos atuar para que os idosos, principalmente, fiquem em casa e não entrem nos supermercados. O idoso tem que ficar em casa”, alertou. Alguns estabelecimentos, no entanto, já anteciparam a suspensão das atividades ainda no final de semana. Foi o caso do Penápolis Garden Shopping, que fechou já no sábado (21). Apenas o Supermercados Kawakami e a farmácia continuam funcionando. Algumas lojas da praça de alimentação contam com a opção delivery. O transporte coletivo municipal não circulará a partir de segunda.
LOTÉRICAS
As lotéricas foram excluídas das atividades do comércio. A princípio, conforme deliberação da Caixa, as unidades deverão funcionar normalmente, mas tomando medidas de prevenção e evitando aglomerações. Elas estarão abertas das 8h30 às 17h30, aguardando orientações ao longo dos próximos dias. Os Cartórios de Notas 1 e 2 e o Registro de Imóveis funcionarão com quatro horas de atendimento ao público. Pela definição, abrem às 9h e fecham às 13h. Já os funcionários trabalham das 8h às 14h em regime interno de duas horas.
ZONA AZUL
Desde ontem, o estacionamento rotativo Zona Azul, na região central da cidade, está suspenso por 15 dias, com 85 agentes que atuam entrando em férias coletivas. Além de proteger as agentes, o serviço também se enquadra nas medidas preventivas que são adotadas pelo município para conter o avanço do coronavírus.
REGIÃO
Na região, outros municípios já registraram casos suspeitos do Covid-19. Em Araçatuba, segundo balanço, são 68, seguido por Birigui (9), Andradina (4), Guararapes (2), Pereira Barreto (4), Ilha Solteira (5), Coroados (3), Buritama (1) e Valparaíso (5).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.