Prefeitura terá programa de Residência Técnica em Engenharia
Cidade
Referido projeto de lei do Executivo tem como finalidade promover a capacitação técnica de recém-formados em Engenharia
Da Redação 26/03/2025
Na foto o prefeito Caique Rossi com representantes da AEA, durante reunião preparatória do projeto de Residência em Engenharia. Foto: Imagem/PMP
Foi aprovado na Câmara Municipal de Penápolis no último dia 17 o projeto de lei para instituição do programa de Residência Técnica em Engenharia na administração pública direta e indireta. Assim como o Programa de Residência Jurídica já existente no município, o referido projeto de lei do Executivo tem como finalidade promover a capacitação técnica de recém-formados em Engenharia, proporcionando treinamento e aperfeiçoamento profissional.
De acordo com o projeto, a ação permitirá que jovens engenheiros adquiram experiência técnica supervisionada, ao mesmo tempo em que contribuirão para o aperfeiçoamento dos projetos municipais.
Com isso, a Prefeitura busca fortalecer a gestão, melhorar a eficiência dos serviços prestados e estimular o ingresso de profissionais qualificados no setor público. O programa tem caráter exclusivamente educacional, não gerando vínculo empregatício entre o residente e o município.
Da mesma forma que o programa de Residência Jurídica, a Residência Técnica em Engenharia é uma iniciativa inédita, colocando Penápolis como pioneira no Estado de São Paulo e servindo de modelo para outras prefeituras.
O projeto foi elaborado pelo coordenador da Comissão de Compliance e Transparência da Prefeitura, Pedro Paulo Fernandes, e conta com a importante parceria da AEA Penápolis (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Penápolis). Na Câmara de Vereadores o mesmo recebeu amplo apoio do vereador Edson Bilche Girotto, o “Batata”, vice-presidente da associação.
A Residência Técnica em Engenharia oferecerá 10 vagas disponibilizadas por processo seletivo simplificado, que está sendo formatado. Em breve serão divulgadas as informações para inscrição dos interessados.
Os profissionais atuarão na Prefeitura e nos demais órgãos municipais e poderão conhecer de perto o funcionamento da máquina pública. Será oferecida uma bolsa-auxílio aos participantes, sendo que a residência terá duração de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano a critério do município.
Os participantes do programa receberão certificados de conclusão, emitidos pela Escola de Governo do Município de Penápolis. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.