BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

PRF apreende carga ilegal de madeira que seria trazida para Penápolis

Polícia

Veículo e carga foram apreendidos e encaminhado à Semma

Carga, segundo constava no documento, seria trazida para Penápolis

Carga, segundo constava no documento, seria trazida para Penápolis. Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu, na manhã de terça-feira (29), na BR-364, em Rondonópolis (MT), uma carga ilegal de madeira. De acordo com o que foi divulgado pelos órgãos de imprensa daquele Estado, a carga seria trazida para Penápolis.

A equipe achou divergências no volume transportado com o que constava na nota, bem como na origem e destino. O condutor do caminhão informou aos policiais que carregava madeira proveniente de Rondônia (RO), tendo como destino a Santa Catarina (SC).

No entanto, o documento que o investigado carregava constava que a carga tinha sido carregada em Alta Floresta (MT), para ser levada até Penápolis. Diante disso, os policiais solicitaram ao motorista que colocasse o veículo na balança para aferição do peso, constatando 86.460 kg.

O limite legal para essa combinação de veículos - cavalo-trator e semirreboques - é de 77,7 mil, considerando a tolerância de 5% para peso em balança. Com isso, foi lavrado um auto de infração para o excesso aferido em 8.760.

Já o peso líquido da carga foi de 61,6 mil quilos, divergindo do peso apresentado na Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que constava 49,5 mil kg, configurando-se um possível crime ambiental.

Desta forma, a empresa emissora do DOF (Documento de Origem Florestal) e o condutor foram enquadrados no crime de “transportar, adquirir e vender madeira sem licença válida”. O caminhão e a carga foram encaminhados à Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), onde permanecerão à disposição do juízo para as providências cabíveis.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.