Primeira semana de campanha para ‘limpar o nome’ já recupera R$ 27 mil em dívidas
Economia
‘Acertando suas contas’ acontece até o dia 30 e tem por objetivo promover a renegociação
Ivan Ambrósio 20/11/2019A primeira semana do “Acertando suas contas”, desenvolvida pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis) já conseguiu recuperar R$ 27 mil em dívidas pagas. O balanço, divulgado pelo órgão ontem (19), mostra que 300 pessoas procuraram o balcão de atendimento. Destas, 141 tiveram o crédito novamente ativo.
A campanha vai até o dia 30 e tem como objetivo promover a renegociação de dívidas, fazendo parte da maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito do país, lançada em 2010 pela Boa Vista e reconhecida pelo seu pioneirismo e diferencial inovador ao associar, de forma gratuita, oportunidades entre consumidores e empresas credoras.
DADOS
Ainda de acordo com os dados, o comércio local possui 9.262 devedores, todos estes pessoas físicas, totalizando mais de 22 mil dívidas ativas, gerando um prejuízo de mais de R$ 5 milhões. Quem possui uma dívida apenas soma 5.719; entre duas e cinco são 2.825 e entre seis e nove, o número é de 385.
Os que tem dez ou mais dívidas são 333. O valor médio dos débitos é de R$ 228,71 e o por devedor de R$ 544,27. A maioria das dívidas são referentes a valores de até R$ 500, totalizando 7.802 e um prejuízo de mais de R$ 1,7 milhão. As de R$ 50 somam 7.773, acarretando em mais de R$ 213 mil em perdas.
Já as dívidas de até R$ 100 representam a terceira maior quantidade, sendo 4.217, com valor total de R$ 310 mil. O levantamento trouxe também um dado que as mulheres são as que mais devem no comércio. Ao todo, são 4.457, sendo a grande maioria com idade entre 31 e 40 anos, representando 44%.
Os homens totalizaram 3.079, sendo entre 31 e 40 anos (31%). Esta mesma faixa etária para ambos os sexos é a que mais deve (1,5 milhão). Os que possuem entre 41 e 50, a dívida total é de mais de R$ 1,1 mi. Já 662 devedores, ou 24%, não tiveram seu gênero informado.
FORMATO
A campanha acontece em dois formatos. Um, na modalidade mutirão, é quando as empresas credoras se reúnem em um mesmo local e período, sob a coordenação da entidade parceira, para prestar o atendimento ao público.
O outro é o itinerante, no qual a entidade recebe o consumidor no seu balcão de atendimento e, após prestar todas as orientações, encaminha-o para a renegociação diretamente no estabelecimento do credor, munido de um cupom que deverá ser apresentado para obter condições especiais para quitar as dívidas.
Cabe à entidade parceria definir o melhor formato. Em ambos os formatos, o consumidor será contemplado com a consulta gratuita do CPF, realizada no banco de dados do SCPC e que pode ser feita no portal www.consumidorpositivo.com.br. Por meio dela, há a identificação dos valores e demais dados do credor.
Para realiza-la, é fundamental ter em mãos o RG e CPF e procurar a sede do Sincomércio, na avenida Luís Osório, 763, no Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.