AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Procissão e Missa Festiva celebram o dia de Nossa Senhora de Fátima

Religião

Procissão e Missa Festiva será às 19h30 na capela dedica à santa no bairro de Fátima

Capela de NS de Fátima, em Penápolis, que celebra a padroeira neste dia 13

Capela de NS de Fátima, em Penápolis, que celebra a padroeira neste dia 13. Foto: Gilson Ramos

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Treze de Maio. Neste dia, a Igreja Católica celebra em todo o mundo, de acordo com os testemunhos das três crianças videntes, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. O fato religioso teria ocorrido no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre no dia 13 e à mesma hora (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

Em Penápolis, a comunidade que tem como padroeira a santa de Fátima, celebra a data com Procissão e Missa Festiva, às 19h30. Ainda por conta das medidas de restrições quanto a pandemia da Covid-19, a festa só teve o momento religioso. Antes deste dia, ocorreu a Novena, com a reza do Santo Terço todas as noites, com intensa participação dos fiéis, tendo encerrado nesta quinta-feira (12).

Pelo terceiro ano seguido foram suspensas a tradicional quermesse, bem como o almoço do Dia das Mães. Apenas uma Ação Entre Amigos foi realizada com o intuito de levantar recursos para a campanha da troca dos vitrais da capela, que fica no bairro de Fátima. Todo o projeto está orçado em R$ 30 mil.

A missa da padroeira será celebrada de forma presencial, mas seguindo os protocolos de segurança, com orientação quanto ao uso de máscara de proteção facial. A capela pertence à área territorial da Paróquia Santuário São Francisco de Assis.


DEVOÇÃO

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria mãe de Jesus Cristo. Os católicos acreditam em sua aparição durante meses seguidos para três crianças em Fátima, localidade portuguesa, em 1917.

A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima", pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do rosário.



FUNEPE INSTITUCIONAL 2 horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.