JOVEM PAN PENÁPOLIS

Procura pelo atendimento no CAPS Álcool e Drogas aumenta durante a pandemia

Cidade

Nos últimos meses o CAPS AD ofereceu uma média de 350 atendimentos (por mês), entre consultas médicas e acompanhamento pela equipe profissional

Equipe de profissionais do CAPS AD identificam as necessidades de cada usuário para iniciar o tratamento adequado

Equipe de profissionais do CAPS AD identificam as necessidades de cada usuário para iniciar o tratamento adequado. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Hoje, dia 20 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Em Penápolis, existe um serviço de saúde voltado especialmente a pessoas que fazem uso dessas substâncias e desejam parar: o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD (Álcool e Drogas) - “Horizontes Reais”.

Durante esse quase um ano em que o mundo está sofrendo com a pandemia da Covid-19, os profissionais do CAPS AD perceberam um crescimento expressivo de pessoas que estão buscando ajuda no serviço para combater o vício, ao mesmo tempo em que também houve um aumento do número de usuários que sofreram recaídas.

De acordo com dados levantados pelo serviço, nos últimos meses o CAPS AD ofereceu uma média de 350 atendimentos (por mês), entre consultas médicas e acompanhamento pela equipe profissional. O serviço dispõe de equipe formada por médico psiquiatra, psicólogo, enfermeira, assistente social e terapeuta ocupacional.


ACOLHIMENTO

Segundo comentou o coordenador do CAPS, Fábio Ribeiro Andrade, mesmo durante a pandemia, o serviço não foi interrompido, pelo contrário, houve um aumento da procura. “Não deixamos de atender ninguém que precisa. Toda pessoa que procura o CAPS AD é recebida e todos os profissionais estão à disposição para acolhê-la e direcionar ao tratamento mais eficaz, de acordo com suas particularidades”, explicou Fábio.

A psicóloga do CAPS AD, Viviana Silva Andrade, reforça que qualquer pessoa que esteja em sofrimento devido ao envolvimento com álcool ou outras drogas, pode procurar o serviço para iniciar o tratamento. “Toda a equipe profissional estará envolvida para identificar as necessidades desse usuário e propor o tratamento adequado. Vale lembrar que menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis ao procurar o CAPS AD”, orientou a psicóloga.

Além do tratamento contra álcool e outras drogas, o serviço ainda possui um programa específico contra o tabagismo, para as pessoas que desejam parar de fumar.

VISITA DOMICILIAR

A enfermeira do CAPS AD, Patrícia Antiqueira, comenta que durante a pandemia, alguns usuários deixaram de frequentar a unidade, interrompendo o tratamento. “Nesses casos, fazemos a busca ativa dos usuários, com visitas domiciliares para que eles não sejam prejudicados e deem continuidade ao tratamento. O acompanhamento é feito tanto com os usuários do serviço, quanto com seus familiares”, complementou.

O coordenador Fábio Ribeiro ressalta que todo o atendimento realizado pela equipe do CAPS AD, seja na unidade de saúde, seja em visitas domiciliares, segue as normas e protocolos de prevenção contra a Covid-19.


SERVIÇO

O CAPS AD – “Horizontes Reais” oferece tratamento gratuito à população de Penápolis e da microrregião (Alto Alegre, Avanhandava, Braúna, Barbosa, Glicério e Luiziânia). O prédio fica localizado na Rua Anchieta, 02 – centro – Penápolis/SP. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para mais informações o telefone é (18) 3652.3455. (*) Com informações da Secom – PMP


Legendas:


1- O CAPS AD – “Horizontes Reais” oferece tratamento gratuito à população e fica localizado na Rua Anchieta, 02 – centro


2- Equipe de profissionais do CAPS AD identificam as necessidades de cada usuário para iniciar o tratamento adequado 



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.