Procura por esportes de areia faz Penápolis e Avanhandava ganharem espaços dedicados
Cidade
Com aumento da procura por atividades ao ar livre, novas modalidades passaram a ser queridinhas
Ivan Ambrósio 27/02/2022Sol forte e areia. A galera chega de bermuda, chinelo, camiseta cavada e vai para dentro da quadra jogar vôlei, futevôlei ou tênis de praia, o famoso beach tennis. A cena, até então comum e praticada em cidades litorâneas, tem se tornado frequente em Penápolis com o surgimento de arenas. Na cidade, ao menos são quatro quadras disponíveis.
Há um ano, os adeptos se encontram no Aloha Beach Club, que fica na rua João Antônio de Castilho, no córrego Santa Leonor, ponto usado para atividades físicas todos os dias, tendo à frente as sócias Jessie de Paula Ferlini e Maísa Alves Ferreira. Elas foram às pioneiras em investir nos esportes de areia na cidade.
“Sou professora de tênis há alguns anos e, em 2019, comecei a praticar o beach, quando surgiu a ideia de implantar essa modalidade na cidade, pois vi que seria algo promissor e atingiria todos os públicos”, lembrou Jessie. Ela ainda contou que, como a sócia pretendia abrir um barzinho, conversaram e decidiram investir em um espaço que unisse as práticas esportivas e fosse um ponto de descontração e lazer.
“Por três meses, planejamos e pesquisamos um local de fácil acesso e, quando encontramos, fizemos as adequações. A partir daí, a adesão de participantes começou”, acrescentou. Os usuários pagam um valor para o uso de uma hora de uma das quadras, incluindo todo o material – raquetes e bolas. Além de poderem praticar as modalidades esportivas citadas, o espaço também recebe shows ao vivo e permite a entrada de animais na parte do gramado.
“Cuidamos muito para que as pessoas possam realmente se sentir fora do ambiente conturbado e agitado, se tornando um espaço de lazer para toda a família”, explicou. Jessie reforçou que o beach tem sido o esporte mais procurado.
“Ele está muito em alta e a tendência é só aumentar, tanto com o público masculino, quanto o feminino. Temos frequentadores de todas as faixas etárias”, ressaltou. O espaço funciona de segunda à sexta, das 16h30 às 22h30 e, aos sábados e domingos, das 8h às 12h e das 16h30 às 22h30.
Quem se interessar em conhecer as modalidades praticadas, o contato para agendamento das quadras é (18) 99761-2284. Em breve, o município deverá receber um novo espaço, que está sendo construído entre as ruas Dr. Ramalho Franco e Anchieta.
AVANHANDAVA
Além de Penápolis, outra cidade que também vem ganhando adeptos é Avanhandava, onde inaugurou, há pouco mais de um ano, a Ravena Beach Tennis, que tem como sócios Claudeir Vitorino Pereira e Bruno Borghi.
O espaço conta, inicialmente, com duas quadras de areia. “A ideia em investir neste tipo de estabelecimento surgiu por meio do meu sócio. Em uma de nossas conversas, ele me chamou para montar a quadra e, depois disso, passamos a visitar alguns locais na região para ver como funcionava”, lembrou Pereira.
Em média, recebe diariamente de 20 a 30 pessoas para a prática do beach, além do pessoal que vai apenas para passar momentos agradáveis com os amigos e curtir uma boa bebida gelada. “Até às 18h cobramos R$ 30 para o uso das quadras e, após esse horário, o valor sobe para R$ 40. Ficamos abertos até às 23h”, destacou.
Pereira ainda citou que, antes de colocar em funcionamento o espaço, fez um teste para medir a adesão dos participantes. “Antes de inaugurarmos, abrimos para as pessoas conhecerem e praticar o beach tennis sem custo algum. Ao longo do tempo, o número aumentou bastante, mas ainda tem muito público para ser explorado e que precisam conhecer o esporte, que é o que mais cresce atualmente”, finalizou.
HISTÓRIA
O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996, o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, ele tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a ITF, ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.
A modalidade chegou ao Brasil em 2008, no Estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas.
Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade. Atualmente, a CBT (Confederação Brasileira de Tênis) é a entidade que regula o esporte no país.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.