Produtores rurais recebem R$ 18 mil de pagamento por serviços ambientais em prol ao Ribeirão Lajeado
Cidade
Edição contou com a participação de 5 produtores rurais, sendo dois novos
Da Redação 15/02/2023O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou no último dia 9 o evento que celebra o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) a cinco produtores rurais que aderiram ao Programa Produtor de Águas.
O projeto é uma iniciativa da autarquia e do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, com apoio técnico e financeiro da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), que vem incentivando produtores rurais na recuperação e conservação do ribeirão Lajeado.
Esta edição contou com a participação de cinco produtores rurais, sendo dois novos: Sebastião Crivelari, proprietário do Sítio Originalda 1 e 2 sítio e sítio Santo Antônio; Marco Antonio Moreira, da Estância São Francisco e sítio Estrela Dalva; Agostinho Tirintan Filho, do sítio Sonho Meu 2; Vlademir Ribeiro de Almeida, do sítio Aliança e Fazenda São Jose e Marli Terezinha Richart Lima, da Estância Richart 1.
Ao todo, foi realizado o pagamento de R$ 18.884,17 aos produtores. A expectativa é que, para o próximo pagamento, novos adentrem ao programa.
O evento contou com a participação do prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, Caíque Rossi; representando a Câmara, o vereador Edison Bilche Girotto, o Batata; representando a Prefeitura de Alto Alegre, o secretário municipal de Agricultura, Luís Eduardo; presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega e o coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, Thiago Casela.
Dentre os presentes, também estavam produtores rurais, conselheiros, servidores municipais e sociedade civil.
“O objetivo do programa é melhorar a qualidade hídrica do único manancial de abastecimento público de Penápolis, sendo que o programa Produtor de Água utiliza o instrumento do PSA como forma de reconhecimento aos proprietários rurais que estão participando do programa e que realizaram ações ambientais”, destacou Bachiega.
O programa incentiva o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água. O produtor recebe apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Com isso, além do ganho econômico da sua produção e propriedade, também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.
Dentre as ações praticadas pelos produtores rurais, estão a recuperação e conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, manutenção de áreas com vegetação nativa, construção de terraços em nível, de bacias de captação e infiltração de águas de chuva, adequação de estradas vicinais, obras de saneamento rural, entre outros.
O prefeito enalteceu a importância dos produtores rurais na preservação do meio ambiente e que o trabalho desenvolvido em suas propriedades através do programa fará diferença na recuperação do Ribeirão Lajeado e consequentemente no abastecimento de água do município.
Vale ressaltar que o programa Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado foi contemplado com o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, um reconhecimento do Governo Federal para projetos de revitalização de bacias hidrográficas que implementam ações de conservação, preservação e recuperação ambientais que visem o aumento da disponibilidade hídrica, em quantidade e qualidade, para os usos múltiplos.
Para 2023, o edital de chamamento público esta aberto para cadastramento de interessados em fazer parte do programa. (*) Com informações da A/I do Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.