Professora Jandinéia avalia como positivo o trabalho do primeiro ano no Legislativo
Política
Vereadora defendeu audiências públicas como a do pedágio e ações para o funcionalismo
Carlos Netto 30/12/2021A professora Jandinéia (PT) afirmou, na última semana de dezembro que chega ao final de 2021 com a certeza do dever cumprido, referindo-se ao seu primeiro ano como vereadora na Câmara de Penápolis, e o retorno do Partido dos Trabalhadores com representante no Legislativo penapolense. Indagada sobre a possibilidade de exercer seu mandato como vereadora pelo PT com dificuldades, ela explicou que num primeiro momento isso poderia ser pensado pela população e até ocorrer.
“Primeiro por ser mulher, ter sido eleita por um partido de esquerda que foi massacrado pela mídia nos últimos anos, e por até acreditarem que vindo da Educação, não debateria pautas como segurança, saúde, entre outras”, explicou.
Segundo Jandinéia, o trabalho do vereador é buscar soluções, através de projetos para a comunidade como um todo, mas nem sempre as soluções apresentadas pela Câmara são atendidas pelo Executivo (prefeito), que é quem tem o controle dos recursos oriundos dos impostos pagos pela população.
“Mesmo assim, fizemos a nossa parte, ouvimos a população, os segmentos que nos procuraram ou apresentaram sugestões. Na verdade, a cidade tem muitos problemas e a nossa ação é buscar soluções e amenizar esses problemas, especialmente na área social onde a demanda é muito grande”, disse.
Ressaltou que o mandato que ela exerce no momento é também do Partido dos Trabalhadores (PT), instituição formado por pessoas compromissadas com projetos coletivos e não individuais, e que atendam o município como um todo. Entende que as soluções, muitas delas apresentadas em grupo pelo PT, devem atingir de forma macro a comunidade.
“É claro que temos recebidos muitos pedidos de forma individual, e sempre buscamos atender. Entendemos que muitos deles estão relacionados à falta de atendimento que deve ser exercido com ações e projetos governamentais. Como eles não são resolvidos pelo Executivo, na mesma proporção que aparecem, vamos intermediando para que eles sejam atendidos”, evidenciou.
Ela avalia que a pandemia da Covid-19 aumentou ainda mais a situação de vulnerabilidade das pessoas, ainda mais para aquelas que já estavam em situação difícil. Evidenciou que será preciso, em 2022, continuar investindo muito na área social e que possamos diminuir as diferenças que sempre existiram, mas que foram ampliadas nos últimos 5 anos. “Essa é a nossa luta, essa é a nossa meta para o próximo ano no legislativo penapolense”, garantiu.
PROPOSIÇÕES
Durante o primeiro ano no Legislativo penapolense, a professora Jandinéia (PT) apresentou várias indicações ao Executivo, atendendo a demanda da população nas zonas urbana e rural, inclusive em setores diversos, não ficando somente na Educação, área em que trabalhou como professora e diretora de escola por mais de 30 anos.
Ao todo, foram 65 requerimentos individuais e outros em parcerias com os demais colegas da casa; 60 indicações, nove moções, dois projetos de lei e três requerimentos verbais, contribuindo assim com proposituras em diversos segmentos da cidade, beneficiando áreas importantes como saúde, educação, trânsito, social, entre outras.
Foram muitos os pedidos, distribuídos em indicações e requerimentos e até mesmo em contato direto com o prefeito e secretários municipais incluindo a manutenção nas estradas do bairro Barra Bonita, Córrego Grande, Saltinho do Sessenta e Barro Preto.
A vereadora pediu a substituição das árvores que estão com sua estrutura comprometida na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, tendo durante a pandemia da Covid-19 indicado a inclusão daquele espaço público no roteiro de lavagem, como medida preventiva contra a pandemia.
“Como cartão postal da cidade, pedi uma atenção especial para a praça, sempre visitando e ouvindo moradores da região que pediram muitas coisas para o local”, explicou a vereadora, acrescentando que “até pediram para que as luzes fossem acesas um pouco mais cedo”. Outras indicações da professora Jandinéia estavam relacionadas à reconstrução, com concreto, de bacia de escoamento e manutenção do duto de esgoto.
SINALIZAÇÃO
A professora Jandinéia demonstrou preocupação com o trânsito na cidade, inclusive tendo solicitado da Secretaria de Mobilidade Urbana a realização de estudos técnicos visando instalação de lombofaixa, lombadas e placas de sinalização e melhoria na iluminação em vários pontos. Entre as indicações, a vereadora pediu a instalação de caçamba para depósito de lixo, poda de árvores e arbustos em praças, ecoponto e recapamento onde fosse necessário.
Também indicou a instalação de praça e academia ao ar livre no residencial Gargione 3; implantação de ciclovia na rua irmãos Buranello, no trecho entre o DER e o semáforo da rua do Pereirinha e substituição das atuais lâmpadas de mercúrio por outras de vapor de sódio na avenida Marechal Rondon, na Vila São Joaquim. A petista ainda solicitou a pintura nos postes de cimento instalados pela CPFL, em substituição aos de madeira, no Jardim Pevi.
Em relação à companhia de energia, pediu providências no sentido de colocar em prática investimentos para reduzir as quedas de energia durante as chuvas, situação que faz parte do cotidiano das pessoas em vários bairros da cidade.
OUTROS REQUERIMENTOS
A atuação da vereadora teve propostas, através de requerimentos, solicitando do Executivo ações junto à Receita Federal visando a doação de ônibus ou outros veículos que foram apreendidos para atender a demanda de várias secretarias e repartições municipais.
Pediu a instalação de grades de proteção para pedestres em todas as esquinas dos cruzamentos mais movimentados e propensos a atropelamentos na cidade e o aperfeiçoamento do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), por meio do estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho.
Também solicitou a implantação do auxílio “Penápolis Emergencial” para atender pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia e estudos para instalação de uma passarela na rotatória de acesso ao bairro Cidade Jardim. Sobre o projeto para doação de absorventes às mulheres carentes do município e às meninas das escolas públicas municipais, enviado pelo Executivo e aprovado na Câmara, foi uma iniciativa da professora Jandinéia.
COVID-19
Em relação à vacinação contra a Covid-19, no auge da Pandemia a vereadora Jandinéia demonstrou preocupação com diversas parcelas da comunidade, para essas tivessem prioridade na vacinação. Pediu, então, a inclusão dos autistas nessa prioridade.
Por outro lado, na mesma época pediu à secretaria municipal de Saúde estudos visando proceder a vacinação contra a Covid-19 dos alunos, nas próprias escolas. Também pediu isenção de impostos para as empresas e pequenos empresários locais, que não tiveram como manter seus estabelecimentos durante a pandemia. Demais projetos, requerimentos, indicações e moções apresentadas pela vereadora professora Jandinéia estão disponibilizados no site www.camaradepenapolis.sp.gov.br.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.