Professora Jandinéia defende aplicação de sugestões apresentadas no Parlamento Jovem
Política
Trata-se de uma proposta de incentivo para que os alunos participem mais ativamente
Da Redação 10/12/2022Ao acompanhar no último dia 2 a participação dos alunos dos ensinos fundamental e médio de sete escolas estaduais do município durante a 10ª edição do Parlamento Jovem de Penápolis, a vereadora Professora Jandinéia (PT) elogiou as propostas apresentadas.
Conforme explicou após o evento, trata-se de uma proposta de incentivo para que os estudantes participem mais ativamente das questões que envolvem a cidade, seus bairros, escolas e comunidades, em todos os aspectos.
Ela ainda lembrou que, desde os tempos em que atuava na rede estadual de ensino, como professora e diretora de escola, sempre incentivou a formação e o fortalecimento dos grêmios estudantis.
“Via naquelas crianças e jovens uma vontade enorme em fazer coisas, ajudar ao próximo e a escola. Havia um envolvimento muito grande em se sentirem úteis na promoção de algo que resultasse em boas ações, não só para a unidade, mas também para todos os envolvidos”, lembrou.
Sobre a proposta do Legislativo penapolense e Diretoria Regional de Ensino na realização do parlamento, a vereadora entende que, ao envolver as escolas nesse processo, o resultado será um fortalecimento maior do caráter dos alunos e o desabrochar do que ele serão e farão no futuro.
“Vimos propostas interessantes, inclusive, algumas reforçando o que foi pedido por vereadores nessa legislatura e em anteriores, mostrando o quanto eles estão em sintonia com os problemas da comunidade”, evidenciou Jandinéia.
PROPOSTAS
Entre as propostas apresentadas durante a sessão do Parlamento Jovem, estão à instalação de parques para as comunidades do residencial Pereirinha e Vicente Berbel e melhorias no Parque Aquático, com transporte, informações nas escolas sobre as atividades e seus respectivos horários.
Também foram pedidos, entre requerimentos e indicações, sinalização das estradas municipais, com placas indicando os bairros e suas direções, bem como melhorias de tráfego. Lombadas elevadas e faixas pedestres, além da ampliação de trechos de ciclovias, para melhorar a segurança dos próprios ciclistas e pedestres e a garantia de acessibilidade em vias públicas também foram evidenciadas nas indicações.
Jandinéia elogiou todos os pedidos, considerados importantes para a comunidade. Entre eles, estão a inclusão de cuidadores, para ajudar alunos com deficiências, além da inserção de conteúdo educacional financeiro e de empreendedorismo nas escolas.
“São propostas que nós, como vereadores, podemos incorporar aos nossos requerimentos e indicações, no sentido de fortalecer o Parlamento Jovem. Vimos, como exemplo, a implantação de programa de saúde mental para crianças e jovens nas escolas, hidroginástica para deficientes e idosos, entre tantas outras que dão a dimensão do que esses jovens poderão construir com suas ideias e ideais”, observou.
OUTRAS
Pinturas dos nomes das ruas em postes, separados por cor, implantação de espaço público para troca de livros, pontos para descarte e recolhimento de lixo eletrônico e permanentes para recolher roupas, agasalhos e brinquedos para atender projetos permanentes de entidades e Fundo Social também foram reivindicados.
Além destes, houve o pedido de construção de quadras cobertas com academias nos bairros, de biblioteca pública no bairro Paraiso, proposta que poderia ser ampliada em outras regiões e a criação de secretaria especial de apoio às mulheres que sofrem violência doméstica e implantação de centro psicossocial para crianças e adolescentes de 11 a 18 anos.
Na pauta, estiveram ainda a realização de pesquisas permanentes de avaliação da saúde da cidade, confecção de mapas urbanos locais e a efetivação de um centro público municipal para acolher e tratar animais em situação de rua.
MOÇÕES
Foram apresentadas três moções, sendo uma delas pelo trabalho voluntário desenvolvido em jardins e áreas verdes pela família do senhor José Luís Rampazzo Souza, um pedido de alunos da escola Joana Helena.
Outra, direcionada para a Diretoria de Ensino que promoveu, entre os dias 16 e 17 de novembro, a primeira Expô Movimento Inova Penápolis, que reuniu centenas de alunos das escolas estaduais de oito cidades da região pertencentes ao órgão. Uma terceira foi para o Garden Shopping, por ceder espaço para a apresentação desses trabalhos. (*) Colaborou Carlos Netto
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.