BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Professora Jandinéia defende melhorias para Museu Histórico

Política

Parlamentar pediu à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informações

Professora Jandinéia defende reabertura do Museu Histórico e Pedagógico

Professora Jandinéia defende reabertura do Museu Histórico e Pedagógico. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A vereadora Professora Jandinéia (PT) defendeu, por meio de requerimento, agilidade nas reformas do Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão. No documento apresentado no início de fevereiro, a parlamentar pediu à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informações sobre a reabertura do espaço para o público.

O fato, segundo ela, é que algumas pessoas interessadas em pesquisas estavam encontrando dificuldades para acessar o material em razão da reforma que, embora concluída em parte, não consegue atender a demanda, inclusive para visitação pública.

“Recebi uma resposta da secretaria, que informava sobre o que já foi executado até o momento no museu, inclusive, com a garantia de que as pesquisas não estavam sendo dificultadas por essa razão”, disse. Porém, segundo ela, o que mais preocupou foi que o espaço tem dificuldades com a falta de funcionários, já que o município tem nove equipamentos dessa natureza, mas somente 24 funcionários para atender essa demanda cultural.

Ao tomar conhecimento de que o Museu Histórico precisa ter seu efetivo aumentado, a vereadora informou que indicará ao Executivo sobre essa necessidade, inclusive, com a contratação de funcionários que tenham o perfil para o desenvolvimento das atividades que o museu exerce, como atendimento ao público, atividades de educação patrimonial, entre outras.

“Foi isso que sugeriu o secretário da pasta, Lucas Casella, ao responder o nosso requerimento, e nós vamos indicar ao prefeito essa necessidade”, garantiu. Professora Jandinéia foi informada que o prédio sofreu uma infestação de cupins nos painéis informativos e fotográficos da área expositiva e que precisam ser removidos para a eliminação da praga.

“Como muita coisa foi comprometida com a infestação dos cupins, entendemos que deve existir um empenho da Administração, e da própria secretaria, para sanar os problemas e colocar o Museu à disposição da comunidade”, observou.

“Entre as dificuldades apresentadas na resposta, vimos que existe, desde 2022, proposta para a contratação de serviços de criação da arte visual do novo projeto expográfico. Vamos pedir agilidade ao Executivo também nesse processo”, finalizou. (*) Com informações da A/I



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.