Professora Jandinéia defende transporte coletivo parcial nos finais de semana
Política
Segundo ela, serviço usado por uma parcela da população pode ser reduzido e não suspenso
Da Redação 27/01/2021A vereadora professora Jandinéia Fernandes (PT), em ofício ao prefeito Caíque Rossi, pediu que o serviço do Transporte Coletivo na cidade não seja suspenso nos finais de semana e feriados, a partir de ontem (25), conforme decreto. No documento, a parlamentar solicita que a Prefeitura reveja essas alterações, mesmo que a título precário e temporário, sobre o funcionamento dos serviços do transporte público coletivo urbano municipal.
Como o funcionamento do serviço será de segunda à sexta, das 5h30 às 20h10, sendo suspenso aos sábados, domingos e feriados, Jandinéia acredita que isso prejudicará essa parcela da sociedade que usa o serviço nos finais de semana.
“O que pedimos ao prefeito é que, pelo menos, diminua o número de viagens e que o responsável pelo setor analise o período de maior pico nesses dias e coloque os ônibus com horários reduzidos”, argumentou. Na sua avaliação, mesmo que esta alteração será a título precário e que suas regras e disciplina estão sujeitas a alterações após análises da Comissão Especial de Prevenção ao Covid-19 e podem ser alterados, os serviços não devem ser suspensos.
Mesmo que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declare emergência de saúde pública de importância internacional, em decorrência da infecção humana pelo coronavírus e o Executivo use os argumentos do decreto legislativo 6, de 20 de março de 2020, em que o Brasil reconheceu estado de calamidade pública e emergência de saúde pública de importância internacional, esse serviço pode ter horários reduzidos e não suspensos.
A vereadora disse que considera importante o decreto sobre medidas destinadas ao ajuste fiscal de contenção de gastos e o equilíbrio econômico e financeiro na administração, porém, por outro lado, acredita que a permanência do serviço nos finais de semana, de forma reduzida, não acarretará custos elevados, mas beneficiará a parcela da comunidade que usa o transporte. “Esperamos essa revisão para que, pelo menos, os horários sejam reduzidos e não suspensos”, defendeu. (*) Com informações da A/I
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.