FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Profissionais da educação municipal participam de capacitação sobre autismo

Educação

Diante do crescente número de alunos com diagnóstico de TEA, a secretaria buscou diversas capacitações para preparar os profissionais

A primeira fase do treinamento é um intensivo teórico para a posterior aplicação prática no desenvolvimento infantil

A primeira fase do treinamento é um intensivo teórico para a posterior aplicação prática no desenvolvimento infantil. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Três profissionais do ensino infantil e fundamental da rede municipal participam de uma formação para o acolhimento de alunos com TEA – Transtorno do Espectro Autista. A ação faz parte de um projeto piloto de formação de professores e educadores que atuarão como mediadores para auxiliar os demais profissionais da rede municipal.

A capacitação é teórica e prática, realizada online e ao vivo, com o tema “Autismo e outros transtornos do desenvolvimento, para atuação dos supervisores de mediação escolar, desenvolvimento e ensino de crianças”. Participam da formação, a educadora infantil Leonila de Aguiar Torrezan, a professora da Educação Infantil, Nilza da Silva e a professora do Ensino Fundamental, Ilza Pedro de Melo. O treinamento teve início no dia 11 e segue até o final de novembro.

Segundo a secretária de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, diante do crescente número de alunos com diagnóstico de TEA, a secretaria buscou diversas capacitações para preparar os profissionais. “Em abril, tivemos uma palestra com o psicólogo Dr. Thiago Lopes e percebemos a necessidade de aprofundar o conhecimento para que possamos atuar adequadamente para o desenvolvimento desse aluno”, explicou.

“Junto com o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico – Superação, temos investido em capacitar os profissionais para que possamos oferecer uma educação com ainda mais qualidade e que atenda todas as necessidades de desenvolvimento dos nossos alunos”, destacou Neira Pinheiro.


TREINAMENTO

O programa de treinamento profissional especializado em estimulação e intervenção precoce naturalista intensiva foi desenvolvido pelo psicólogo Thiago Lopes, doutor em Psicologia pela Universidade do Quebec; fundador e diretor do Instituto Edward Tolman; sócio-fundador do Instituto Farol, Centro de Excelência e Inovação em Autismo. Além de profissional especialista da área, Dr. Thiago Lopes também possui experiência pessoal, pois é pai de dois filhos autistas.

O treinamento busca preparar e capacitar profissionais a trabalharem com crianças com características ou com diagnóstico de transtorno do espectro autista. A capacitação utiliza estratégias de ensino e princípios de intervenção precoce intensiva, provenientes da ciência da Análise do Comportamento Aplicado, para garantir o desenvolvimento infantil.

As profissionais em treinamento explicaram que antes mesmo de iniciarem a capacitação, ela fizeram um levantamento das demandas diretamente nas unidades de ensino. “Após o treinamento, nós seremos responsáveis por mediar e auxiliar os demais profissionais da nossa rede em como aplicar as estratégias adequadas com alunos que necessitem de atenção especial”, contou a professora da Educação Infantil, Nilza da Silva.

A primeira etapa do treinamento é um intensivo teórico-prático dividido em quatro dias. Em seguida, serão oito semanas de supervisão e treinamento prático para a aplicação da teoria adquirida. Após a conclusão do treinamento, ainda haverá uma consultoria para acompanhar o andamento da aplicação do método de intervenção e estimulação precoce. (*) Com informações da Prefeitura



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.