Profissionais da segurança pública começam a ser vacinados na região
Saúde
Estado iniciou ontem (5) a imunização; expectativa é de vacinar 180 mil profissionais até abril
Ivan Ambrósio 06/04/2021Iniciou ontem (5), a vacinação contra a Covid-19, o novo coronavírus, dos profissionais da segurança pública da região e de todo o Estado de São Paulo. A campanha vai até o dia 12 e, na oportunidade, serão imunizados policiais militares, civis, peritos, agentes da PF (Polícia Federal) e guardas municipais.
Dois postos foram instalados. Um fica na sede do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), sediado em Araçatuba, e o outro no 28º Batalhão da PM em Andradina. O planejamento foi realizado pela corporação, em conjunto com as demais forças de segurança, tomando por base todos os protocolos de segurança contra a proliferação do novo coronavírus.
A previsão é que a primeira dose seja aplicada em 2.381 servidores da região. Já a segunda acontecerá após 28 dias. A imunização, segundo nota enviada pela Polícia Militar, trará mais tranquilidade e segurança para estes profissionais que, assim como outras poucas categorias, não pararam de exercer suas atividades em meio à pandemia da Covid-19.
No Estado, a tenente da PM, Rosemeire Santos de Miranda, que tem mais de 20 anos de corporação, foi a primeira a receber a vacina contra. “É uma honra e aproveito para agradecer o reconhecimento da população com a Polícia Militar, que está aí para defendê-la. Continuaremos trabalhando e, com certeza, venceremos essa pandemia”, declarou. A expectativa da gestão estadual é a de vacinar 180 mil profissionais da área até a metade de abril.
HISTÓRICO
A imunização começou no Brasil em 17 de janeiro, logo após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.
O PNI (Programa Nacional de Imunização) brasileiro teve início em 18 do mesmo mês e começou a ser feito após a distribuição das 6 milhões de doses da vacina, importadas já prontas da China. No Estado, a imunização começou com profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, indígenas, quilombolas e idosos que viviam em instituições, avançando conforme a chegada de mais unidades.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, até o momento, mais de 6,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas. Dessas, cerca de 4,8 milhões correspondem a primeira dose e 1,6 milhão já com a segunda.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.