FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Programa “A União Faz a Vida” realiza mostra de projeto das escolas

Cidade

Objetivo é promover cidadãos mais cooperativos e protagonistas, além da formação continuada dos educadores

Alunos fazem apresentações artísticas na Mostra de projetos no Teatro Municipal

Alunos fazem apresentações artísticas na Mostra de projetos no Teatro Municipal. Foto: Sicred Alta Noroeste SP/Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os professores da rede municipal realizaram na última terça-feira (17), a mostra anual de projetos do programa “A União Faz a Vida”. Este ano contou com a participação de 12 escolas municipais e culminou num total de 90 projetos cooperativos realizados ao longo do ano por crianças, adolescentes e adultos, com orientação dos professores e educadores.

A mostra aconteceu nas dependências do Teatro Municipal Maria Tereza Alves Viana, com exposição dos trabalhos dos alunos, apresentações artísticas e um talk show com participação dos professores sobre a realização dos projetos durante o ano e mediação da assessora pedagógica do programa, Juliane do Nascimento.

O evento contou com a presença do vice Carlos Alberto Feltrin, da secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, da coordenadora local do programa, Evelyn Lemes Serafim Friolli, além dos professores, educadores e gestores do programa nas escolas.

Representando o Sicredi estiveram presentes o vice-presidente Antenor Marques da Silva, diretor executivo Charles Andre Fenske, gerente da agência de Penápolis Renan Camargo Chuffi e o assessor de comunicação, marketing e desenvolvimento do cooperativismo, Lucas Araújo dos Santos.

O programa é um investimento da cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP em parceria com a secretaria municipal de Educação, a fim de promover cidadãos mais cooperativos e protagonistas, e a formação continuada dos educadores. Com metodologia que visa trabalhar valores de cooperação e cidadania, os professores têm transformado realidades através da educação.

Já a mostra anual tem por objetivo socializar as boas práticas pedagógicas conquistadas durante o ano com os projetos desenvolvidos pelo Programa, implantado na rede municipal desde 2016.

Segundo informou a secretária de Educação, Neide Ferlin, em 2020, o programa completará cinco anos na rede municipal e a que a cada ano, se consolida ainda mais no município. “Em 2016 o programa iniciou com a adesão de apenas uma escola, no ano passado já eram nove e este ano, participaram 12 unidades. Nossa intenção é expandir o programa nas escolas municipais a cada ano”, comentou.


APRESENTAÇÕES

Além da exposição dos trabalhos, a mostra contou com duas apresentações artísticas: “A Galinha d’angola”, com alunos da etapa 2 B, da Emei Cora Coralina (professora Luciene e educadora Marlene); e o Musical “O caso do Bolinho”, com os alunos do 3º ano C, da Emef Marilena Cipriano Pereira (professora Cláudia Perin). As apresentações foram relacionadas ao projeto desenvolvido pelas turmas durante o ano.

Já o talk show com os professores teve a abordagem de quatro temas: “Metodologia do Programa cos bebês”; “Perguntas que mobilizam projetos de aprendizagem”; “Projetos que modificam comportamentos e atitudes” e “Relação Ensino e Aprendizagem”.

Neste ano, participaram do programa as escolas: Ceims/Emeis Silvia Covas, Cidade Jardim, Jardim Pevi, Jardim Del Rey, Alphaville e Vila Planalto; Emeis Pingo D’Água, Cora Coralina; Emefs Profª Marilena Cipriano Pereira, Prof.ª Darcy Aparecida Buranello Marin e ProfªJoana Helena de Castilho Marques" e a Emef Marcos Trench - EJA. (*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.