“Programa + Agro”: Prefeitura busca apoio para ações na zona rural
Cidade
Entre as solicitações de parcerias estão as obras de readequação de 11,14 quilômetros da Estrada Rural do Córrego Grande e do bairro da Bahia
Da Redação 04/07/2025
As solicitações para maquinários e adequações nas estradas rurais foram reforçadas em reunião em São Paulo. Foto: Imagem/PMP
Como parte do “Programa + Agro” para investimentos para a zona rural do município, a Prefeitura de Penápolis busca o apoio dos governos estadual e federal para ações de manutenção e doação de equipamentos. Em recente viagem à capital paulista, o secretário de Governo e Gestão Participativa, Nardão Sacomani, reforçou os pedidos na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e no Ministério da Agricultura e Pecuária.
Na Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, o encontro ocorreu com o assessor parlamentar Fabio Lavagetti, representando o secretário da pasta, Guilherme Piai Filizzola. Entre as solicitações de parcerias com o Governo Estadual, estão as obras de readequação de 11,14 quilômetros da Estrada Rural do Córrego Grande e do bairro Bahia em uma extensão de cerca de 15 km.
O secretário de Governo, Nardão Sacomani, explicou que a Prefeitura fez um levantamento de trechos de estradas rurais que apresentam problemas como empoçamento de águas da chuva, erosão no leito, barrancos e largura inadequada.
“Nos pedidos também incluímos as adequações de 15 quilômetros da Estrada Rural do Córrego dos Pintos; da Estrada Rural José Vigilato de Castilho, com 9,7 quilômetros, para melhorar acesso ao Colégio Agrícola; e da Estrada Rural Moinho de Vento em 18,5 quilômetros”, contou o sceretário.
Ainda para o Governo Estadual, foi solicitada a doação de uma viatura 4x4 equipada para mais segurança no campo, novos veículos e maquinários pelo Programa Patrulha Agrícola, além da doação de um caminhão pipa pelo Programa Agro SP + Seguro, para manutenção das estradas rurais, controle de poeira, irrigação de áreas agrícolas, transporte de água em situação de emergência.
GOVERNO FEDERAL
O secretário de governo ainda esteve na Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo para reforçar os pedidos entregues em maio. No encontro com o superintendente da pasta, Estanislau Steck, Nardão destacou a importância das solicitações para o município.
“Temos pedidos protocolados para equipamentos e máquinas, além da recuperação de estradas rurais. Para essas solicitações contamos com o apoio dos vereadores junto à sua bancada de deputados federais no Congresso Nacional. Também temos o apoio do Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos para atuar junto ao ministro, Carlos Fávaro”, afirmou.
A Prefeitura de Penápolis já cadastrou as propostas ao Ministério da Agricultura e Pecuária. No Promaq (Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola), o município solicitou equipamentos como caminhões, trator, motoniveladora, retroescavadeira, pá carregadeira, entre outros.
Já no programa de Fomento ao Setor Agropecuário, além de equipamentos, foram solicitadas as pavimentações da estrada José Vigiliato de Castilho e da estrada vicinal do Bairro Córrego Grande. (*) Por Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.