JOVEM PAN PENÁPOLIS

Programa Saneamento Solidário receberá prêmio do Tribunal de Contas

Cidade

Prêmio tem por objetivo valorizar e destacar iniciativas do setor público

Programa apoia ações que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade

Programa apoia ações que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade. Foto: Arquivo/JI

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O programa SOL (Saneamento Solidário), criado e mantido pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), receberá o prêmio de Boas Práticas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovido pelo Observatório do Futuro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

O prêmio tem por objetivo valorizar e destacar iniciativas do setor público de maneira efetiva e transformadora, no contexto municipal ou estadual, promovendo a troca de experiências e incentivando ações da Agenda 2030 em suas dimensões econômica, social e ambiental no Estado de São Paulo.

Esta é a segunda edição do prêmio, sendo consideradas iniciativas voltadas a atividades de saneamento básico e englobando abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

O prêmio TCESP - Boas Práticas/ODS homenageará as três práticas selecionadas com placas de menção honrosa, de acordo com os seguintes critérios: obtenção dos resultados almejados; aderência às metas dos ODS; criatividade - grau de simplicidade na implantação e desenvolvimento da iniciativa; uso diferenciado de recursos já disponíveis; economia e otimização de recursos financeiros; replicabilidade; impacto social da medida; envolvimento da população, transparência e caráter inovador.

A cerimônia de premiação ocorrerá na próxima segunda-feira (12), às 15h, no Auditório Nobre Professor José Luiz de Anhaia Mello, na sede do órgão na capital paulista.


SOL

O programa tem como objetivo apoiar as ações desenvolvidas por cidadãos ou instituições sociais que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade e melhoria da qualidade ambiental do espaço urbano.

Ele contempla o uso da ferramenta Psau (Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos), que transfere recursos monetários às pessoas que executam serviços de varrição das vias urbanas. Ao comemorar a conquista, o diretor do Daep, Carlos Alberto Bachiega, disse que é gratificante ver o programa fazendo história e contribuindo com as ODS.

“É uma iniciativa inovadora, que está se tornando exemplo para todo o Brasil”, destacou. (*) Com informações da A/I do Daep



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.