FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Programa Saneamento Solidário tem início em novos bairros

Cidade

Programa objetiva apoiar ações desenvolvidas que proporcionam ganhos ambientais

Equipe gestora realizou reuniões com moradores dos bairros inseridos no programa

Equipe gestora realizou reuniões com moradores dos bairros inseridos no programa. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O programa SOL (Saneamento Solidário), criado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), teve inicio em novos bairros da cidade. As regiões que aderiram são Cidade Jardim, Jardim do Lago, Jardim do Lago 3, 4, 5 e 6 que integram a Upea 12 (unidade de planejamento ambiental).

A número 16 remete aos bairros Jardim Eldorado, Bela Vista, Nossa Caixa 2, Paraíso, Residencial Ipê, João de Barro, Morumbi, Parque Industrial, Santa Leonor, Santa Cecília e a 8 abrange Formosa, Monreal, Palmares, Gargione e Primavera.

Durante a implantação do programa, o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, e a equipe gestora, realizaram reuniões com foco no esclarecimento de como funciona, a importância do envolvimento da comunidade na limpeza do bairro, o pagamento pelo serviço ambiental realizado pelos provedores e outras dúvidas apresentadas pelos membros da comunidade local.

Os provedores ambientais são escolhidos pela comunidade local, conforme preconiza a lei 2.519/21. A limpeza de vias públicas e a conscientização dos moradores ocorrerão de forma constante pelos próprios provedores, que também são moradores do bairro. A Upea 8, que corresponde a região da Vila Formosa, inicia o serviço de limpeza e conscientização ambiental na próxima semana.

O SOL tem como objetivo apoiar as ações desenvolvidas por cidadãos ou instituições sociais que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade e melhoria da qualidade ambiental do espaço urbano. O programa contempla o uso da ferramenta Psau (Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos), como apoio financeiro aos provedores ambientais do bairro, identificados pelo comitê gestor local. (*) Com informações da A/I do Daep



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.