Programa Saneamento Solidário tem início em novos bairros
Cidade
Programa objetiva apoiar ações desenvolvidas que proporcionam ganhos ambientais
Da Redação 14/01/2022O programa SOL (Saneamento Solidário), criado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), teve inicio em novos bairros da cidade. As regiões que aderiram são Cidade Jardim, Jardim do Lago, Jardim do Lago 3, 4, 5 e 6 que integram a Upea 12 (unidade de planejamento ambiental).
A número 16 remete aos bairros Jardim Eldorado, Bela Vista, Nossa Caixa 2, Paraíso, Residencial Ipê, João de Barro, Morumbi, Parque Industrial, Santa Leonor, Santa Cecília e a 8 abrange Formosa, Monreal, Palmares, Gargione e Primavera.
Durante a implantação do programa, o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, e a equipe gestora, realizaram reuniões com foco no esclarecimento de como funciona, a importância do envolvimento da comunidade na limpeza do bairro, o pagamento pelo serviço ambiental realizado pelos provedores e outras dúvidas apresentadas pelos membros da comunidade local.
Os provedores ambientais são escolhidos pela comunidade local, conforme preconiza a lei 2.519/21. A limpeza de vias públicas e a conscientização dos moradores ocorrerão de forma constante pelos próprios provedores, que também são moradores do bairro. A Upea 8, que corresponde a região da Vila Formosa, inicia o serviço de limpeza e conscientização ambiental na próxima semana.
O SOL tem como objetivo apoiar as ações desenvolvidas por cidadãos ou instituições sociais que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade e melhoria da qualidade ambiental do espaço urbano. O programa contempla o uso da ferramenta Psau (Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos), como apoio financeiro aos provedores ambientais do bairro, identificados pelo comitê gestor local. (*) Com informações da A/I do Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.