FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Programa Saneamento Solidário tem início em novos bairros

Cidade

Projeto chega a 166 provedores ambientas que cobrem um total de 210 quilômetros de vias da cidade

Novo grupo de moradores que participa do Programa de Saneamento Solidário que será remunerado por serviços ambientais

Novo grupo de moradores que participa do Programa de Saneamento Solidário que será remunerado por serviços ambientais. Foto: Divulgação/Daep

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Programa Saneamento Solidário (SOL) criado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) teve inicio em novos bairros do município. As regiões foram divididas e numeradas por UPEA (Unidade de Planejamento Ambiental). Essa semana o SOL iniciou na área nº 15, que corresponde aos bairros Jardim Aeroporto, Jardim Brasilia, Distrito Industrial, Jardim Premiere, Jardim Tóquio, Jardim Por do Sol, Chácara de Recreio de Mirage e Jardim Canadá.

Durante a implantação do programa nos bairros, o Daep, através do presidente Carlos Alberto Bachiega e equipe gestora realizaram reuniões com foco no esclarecimento de dúvidas, importância do projeto e os desafios, apoio financeiro a título de pagamento por serviços ambientais.

Os provedores ambientais são escolhidos pela comunidade local, conforme preconiza a lei 2519/21, a limpeza de vias públicas e conscientização dos moradores ocorrerá de forma constante pelos próprios provedores que também são moradores do bairro. A UPEA nº 7, que corresponde a região da Vila Formosa, Santa Terezinha, Vila Guanabara e outros inicia o serviço de limpeza e conscientização ambiental na próxima semana.

Com essas duas novas UPEAs chegam a 166 provedores ambientas que cobrem um total de 210 quilômetros de vias da cidade.

O SOL tem como objetivo apoiar as ações desenvolvidas por cidadãos ou instituições sociais que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade e melhoria da qualidade ambiental do espaço urbano. O programa contempla o uso da ferramenta “Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos” (Psau), como apoio financeiro aos provedores ambientais do bairro identificados por um Comitê Gestor Local do Programa. (*) Por AI/Daep



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.