Programa SOL agora cobre 100% de limpeza urbana em Penápolis
Cidade
Atualmente, o programa conta com 295 provedores e 69 gestores, totalizando 364 trabalhadores
Da Redação 28/06/2024Em uma iniciativa que destaca o compromisso de Penápolis com a limpeza urbana e a sustentabilidade, foi ativada a Unidade de Planejamento Estratégico Ambiental (UPEA) nº 11, completando a cobertura de 100% da cidade.
Com essa implementação, o programa Saneamento Solidário (SOL) atinge um marco significativo ao assegurar a limpeza de todas as áreas urbanas do município.
O Programa SOL foi instituído em 06 de agosto de 2021 com o objetivo de apoiar ações que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade.
Desde seu início em setembro de 2021, com a ativação da primeira das 20 UPEAs, o programa tem demonstrado um impacto positivo na limpeza e manutenção da cidade.
Em junho de 2024, a ativação da UPEA nº 11 marcou a conclusão de um esforço contínuo para expandir a cobertura do serviço de limpeza urbana.
Atualmente, o programa conta com 295 provedores e 69 gestores, totalizando 364 trabalhadores dedicados a manter a cidade limpa. Juntos, eles varrem 327,57 km de vias às segundas, quartas e sextas-feiras, resultando em um total de 1.310,28 km varridos ao mês.
Este esforço retira uma grande quantidade de resíduos das ruas, evitando o acúmulo de água parada que pode favorecer a proliferação de doenças como a dengue e impedindo que esses resíduos sejam lançados em bueiros e corpos hídricos.
Além dos benefícios ambientais, o Programa SOL tem um impacto social significativo. A transferência de renda proporcionada pelo programa não vai para uma empresa terceirizada; em vez disso, o dinheiro permanece na cidade, movimentando a economia local e proporcionando benefícios diretos aos participantes.
Este aspecto do programa sublinha seu papel não apenas como uma iniciativa de limpeza urbana, mas também como um motor de desenvolvimento econômico e social para Penápolis.
O reconhecimento do programa SOL vai além das fronteiras municipais. Em 2022, ele foi premiado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) com o 1º lugar no Prêmio Boas Práticas ODS, uma honra que destaca a excelência do programa em promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (*) Com informações da A/I Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.