COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Programa SOL conquista 1º lugar em premiação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Cidade

Prêmio tem por objetivo valorizar e destacar iniciativas do setor público

Comitiva de Penápolis, durante cerimônia de premiação do programa que ficou em 1º lugar

Comitiva de Penápolis, durante cerimônia de premiação do programa que ficou em 1º lugar. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O programa SOL (Saneamento Solidário), criado e mantido pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), conquistou o 1º lugar do prêmio de Boas Práticas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) promovido pelo Observatório do Futuro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

A premiação foi entregue ao presidente Carlos Alberto Bachiega e ao prefeito de Penápolis, Caíque Rossi. Empatados na segunda colocação, ficaram a Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá, com o projeto ‘Recicla Poá’; o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e a Prefeitura de Guarujá, com os projetos ‘Recicla Cidade.

Na terceira posição, ficou a Prefeitura de Presidente Epitácio com o projeto Cooperjoia (Cooperativa Joia Ribeirinha). Participaram da disputa 32 projetos voltados a atividades de saneamento básico relacionadas aos Objetivos 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

“Por meio deste brilhante projeto que o nosso governo criou, estamos dando oportunidades às mulheres e aos jovens, que até então não tinham oportunidades para mudarem de vida e ainda estamos deixando as ruas da nossa cidade mais limpa e contribuindo com a Agenda 2030/ODS”, afirmou o prefeito.

O Prêmio TCE-SP de Boas Práticas ODS tem por objetivo valorizar e destacar iniciativas do setor público para incorporar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), de maneira efetiva e transformadora, no contexto municipal e/ou estadual, promovendo assim a troca de experiências e incentivando ações da Agenda 2030 em suas dimensões econômica, social e/ou ambiental no Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no dia 12 e pode ser assistida na integra pelo Youtube, por meio do canal do órgão.


GANHOS

O programa tem como objetivo apoiar as ações desenvolvidas por cidadãos ou instituições sociais que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade e melhoria da qualidade ambiental do espaço urbano.

Ele contempla o uso da ferramenta Psau (Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos), que transfere recursos monetários às pessoas que executam serviços de varrição das vias urbanas.

“É gratificante ver o programa fazendo história e contribuindo com as ODS. Uma iniciativa inovadora que está se tornando exemplo para todo o Brasil”, destacou o presidente Carlos Alberto Bachiega. (*) Com informações da A/I do Daep



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.