Programa SOL tem 96% de avaliação positiva, segundo pesquisa
Cidade
Atualmente, programa conta com 209 provedores e 56 gestores
Da Redação 27/03/2022O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) encomendou uma pesquisa com o objetivo de avaliar o programa SOL (Saneamento Solidário) e também o trabalho da própria autarquia.
O levantamento foi realizado pela empresa Alvorada Pesquisas nos dias 7 e 8 deste mês na cidade para maiores de 16 anos. Ao todo, foram 500 entrevistados, sendo 46% homens e 54% mulheres, tendo a maior parte na faixa etária de 18 a 60, representando 96,6% do público.
A confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 4,4%. As entrevistas foram distribuídas, tendo por base os dados do Daep e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
SOL
O programa tem como objetivo apoiar as ações desenvolvidas por cidadãos ou instituições sociais que proporcionam ganhos ambientais para a coletividade e melhoria da qualidade ambiental do espaço urbano.
Ele contempla o uso da ferramenta Psau (Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos), que transfere recursos monetários às pessoas que executam serviços de varrição, os provedores ambientais conforme previsto em lei municipal.
Atualmente, o programa conta com 209 provedores e 56 gestores, sendo 74% da cidade atendida. Em extensão, Penápolis possui cerca de 345,27 quilômetros de vias públicas que demandam limpeza urbana, sendo 257,60 km já estando cobertos pelo projeto.
RESULTADOS
Do público entrevistado, 85% responderam que apoiam o programa. Na pergunta “Você conhece o programa Saneamento Solidário?”, 63,6% dos moradores disseram que sim e 96,6% avaliaram como ótimo, bom e regular o serviço.
Quando questionados sobre a avaliação do serviço de coleta através de contêineres, em uma escala de muito satisfeito com o serviço e totalmente insatisfeito com o serviço, 84,2% disseram estarem satisfeitos.
Dos 500 entrevistados, 81,6% responderam muito satisfeitos ou satisfeitos com o Daep e 82,2% do público respondeu confiar na autarquia. Em outro dado, 78,2% deram notas entre seis e dez para o trabalho do departamento.
“São excelentes resultados que apontam que o Daep está no caminho certo, com projetos inovadores como o SOL e o serviço de coleta por containers”, destaca o presidente Carlos Alberto Bachiega.
Para o prefeito Caíque Rossi, Penápolis mais uma vez sai na frente. “O programa é um projeto que se tornará referência nacional de saneamento básico e meio ambiente, além de contribuir significativamente com rendas para famílias penapolenses”, ressaltou.
A pesquisa completa já esta disponível no site do Daep na área de downloads. Para isso, basta acessar a página www.daep.com.br/downloads. (*) Com informações da A/I do Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.