JOVEM PAN PENÁPOLIS

Programação especial marca o Dia da Árvore na cidade

Cidade

Gestão participativa permite que os cidadãos opinem e participem ativamente das ações propostas

Plantio de mudas na área central incentiva comerciantes a adotarem árvores

Plantio de mudas na área central incentiva comerciantes a adotarem árvores. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), através do seu Centro de Educação Ambiental, realizou um cronograma especial com ações ambientais para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no último dia 21.

A programação começou no dia 18 com orientação sobre os riscos da queimada urbana na UBS Tóquio, seguida de passeata e entrega de panfletos casa a casa com alunos da Emef Mario Sabino.
Já no dia 19 houve nova atividade de orientação sobre os riscos da queimada urbana na UBS Sílvia Covas, seguida de passeata e entrega de panfletos casa a casa com alunos da Emef Darcy Buranello Marin.

O encerramento das ações ambientais aconteceu no dia 20 com o plantio de 17 mudas de árvores na área central da cidade com apoio do Centro de Educação Ambiental, Consórcio do Ribeirão Lajeado e alunos da escola estadual Yone Dias de Aguiar.

De acordo com a pedagoga do Centro Ambiental, Fernanda Marin Campachi, o plantio foi realizado após uma consulta pública para sensibilizar os munícipes para o plantio de árvores, sua importância para a qualidade de vida nos centros urbanos e manutenção da paisagem natural.

“As árvores combatem a erosão, preservam os nutrientes do solo, formam barreiras contra a ação das enxurradas, permitem a penetração de água no solo alimentando os lençóis freáticos, diminuem o assoreamento dos rios, oferecem abrigo e frutos aos animais, além de retirar os poluentes do ar, o que beneficia a todos os seres vivos”, enfatizou.

De acordo com o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a gestão participativa permite que os cidadãos opinem e participem ativamente das ações propostas.

“O programa de plantio das árvores continuará conforme adesão dos comerciantes e demais interessados. Nossa meta é despertar a consciência ecológica e a responsabilidade de cada cidadão pelo futuro e preservação do planeta, contribuindo assim para sua sustentabilidade”, disse.

“Cada munícipe que aderiu ao plantio recebeu do um troféu do Daep em homenagem à ação consciente e pelo exemplo de celebração à vida”, completou Batata.

As ações de orientação sobre a queimada urbana foram realizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros e o plantio foi realizado pelos munícipes e alunos da EE Yone Dias de Aguiar, pela equipe do Daep e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. (*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.