Projeto com aumento de exigência para escoamento tem aprovação
Política
Iniciativa, aprovada em 2ª e última discussão, tem por objetivo de combater alagamentos
Imprensa/Câmara 16/12/2020Os novos loteamentos em Penápolis deverão ter estrutura com maior capacidade de escoamento da água das chuvas. A exigência, disposta em projeto de lei de autoria do vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), foi aprovada em 2ª e última discussão segunda-feira (14), pela Câmara Municipal.
A iniciativa tem objetivo de combater alagamentos. Com o ajuste da norma no Plano Diretor do município, o menor diâmetro a ser utilizado nos projetos técnicos de redes de galerias coletoras de águas pluviais será de um metro. Os ramais de interligação das “bocas de lobo” com as caixas de passagem poderão ter diâmetro mínimo de 80 cm. Atualmente prevalecem tubulações com 40 e 60 cm.
Tiquinho discursou que além da ampliação das galerias pluviais, deve haver trabalho para melhor conscientização de cuidados na limpeza e manutenção das bocas de lobo. O tucano citou diversas dificuldades com alagamentos em loteamentos, como nas unidades do Jardim do Lago e na região do Córrego Maria Chica, nas imediações da rua Amazonas.
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), enalteceu a projeção dos resultados positivos pelo novo projeto aprovado. “Futuramente, constataremos a importância da medida. Hoje recebemos diversas reclamações de bairros que não possuem o cuidado adequado ou não tem galerias”, disse. O pessedista apontou alagamentos nos residenciais Jardim do Lago. O vereador Nardão Sacomani (DEM) reforçou cobrança de medidas contra os alagamentos na região do Córrego Maria Chica com a rua Amazonas.
SANEAMENTO
A Câmara Municipal também aprovou projetos do Executivo para o Plano Municipal de Saneamento Básico e de convênio com o Sesi para a implantação de atividades complementares e sistema de ensino infantil (etapas 1 e 2) em 2021.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.