Projeto de escuta e acolhimento de professores de Penápolis e região
Educação
Foram realizados 9 encontros, com duração de uma hora
Da Redação 07/07/2021A necessidade de isolamento social, imposta pela propagação comunitária do vírus da Covid-19, trouxe grande impacto ao contexto educacional. Por isso, buscando oferecer apoio aos educadores, o curso de Psicologia da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) desenvolveu o projeto de extensão “Acolhe: profissionais da educação”.
Ele teve como objetivo acolher a demanda relacionada aos professores da rede estadual de ensino da Diretoria da Região de Penápolis - a qual abrange oito municípios -, por meio de uma parceria com o Conviva, um Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
“Em nosso entendimento, nesse período de profundas incertezas, ameaças à vida e intensa provisoriedade - especialmente no que se refere ao contexto educativo - criar um espaço para compartilhamento entre esses/as profissionais a respeito da realidade vivenciada pode contribuir para a minimização do sofrimento, bem como para o enfrentamento das situações’’, explica a psicóloga e supervisora do projeto, Elisana de Souza.
Junto com ela também desenvolvem o trabalho Adriana Lacava e Bárbara Romão, estudantes do curso de Psicologia. O projeto executado deu-se como continuidade às atividades do estágio e, neste âmbito, teve a colaboração da psicóloga e supervisora Eni Martins e das estagiárias Janaina Bozolan e Edna Granato. Foram realizados nove encontros, com duração de uma hora, periodicidade quinzenal e de forma remota.
A frequência média dos encontros foi de 25 participantes. Ao final, foi possível reconhecer a importância de espaços coletivos, além da escuta ativa e do acolhimento enquanto estratégias de fortalecimento psicossocial. A Funepe agradece a confiança de todos os participantes do projeto e reforça o seu relevante papel institucional na cidade de Penápolis e região. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.