FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Projeto Guri tem matrículas abertas para cursos gratuitos de música em Penápolis

Cidade

As aulas já começam neste mês de fevereiro, mas o período de matrículas vai até 13 de março. Vagas limitadas

O Projeto Guri promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da educação musical

O Projeto Guri promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da educação musical. Foto: Imagem/PMP

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Cultura informa que o Projeto Guri – Polo de Penápolis está com matrículas abertas para cursos gratuitos de música em diversas modalidades para este ano de 2026. As oportunidades são voltadas para crianças e adolescentes a partir de 6 anos; e também há vagas para o curso de Iniciação Musical para adultos, com idade a partir de 18 anos.

Para participar, não é preciso ter experiência musical anterior e nem possuir instrumento em casa, pois todo o material é disponibilizado ao aluno durante as aulas.

As aulas estão previstas para iniciarem ainda neste mês de fevereiro e serão realizadas no período da tarde, em diversos horários, a fim de contemplar as pessoas interessadas.

INSTRUMENTOS

Para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 17 anos, são oferecidos cursos de instrumentos musicais nas seguintes modalidades: guitarra; contrabaixo elétrico; percussão (bateria, pandeiro, xilofone); metais (trompete, trombone, eufônio) e madeiras (saxofone, clarinete, flauta transversal). Para cada modalidade, podem ser formadas 3 turmas com até 6 alunos cada.

Vale destacar que os alunos que optarem por algum curso de instrumento também terão aulas de teoria musical e coral. “Esse é um grande diferencial do Projeto Guri, onde o aluno além de aprender a tocar o instrumento de sua preferência, também recebe um curso completo que aborda teoria musical e noções de canto coral”, comentou o secretário de Cultura, Lucas Casella.


INICIAÇÃO

Já o curso de Iniciação Musical é voltado para pessoas de diferentes faixas etárias, sendo realizado com duas turmas distintas: uma para crianças de 6 a 10 anos de idade e outra turma para adultos, com idade a partir de 18 anos.

Ao todo são oferecidas mais de 130 vagas para os cursos gratuitos de música do Projeto Guri – Polo de Penápolis; sendo que para os cursos de Instrumento são disponibilizadas até 18 vagas para cada modalidade e para o curso de Iniciação Musical são 25 vagas por turma (crianças e adultos).


MATRÍCULAS

As matrículas para os cursos gratuitos de música do Projeto Guri devem ser feitas presencialmente no Polo de Penápolis, até o dia 13 de março, ou até o preenchimento das vagas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Para fazer a matrícula é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência do aluno. Em caso de menor de idade, também é preciso levar comprovante de matrícula escolar e estar acompanhado de um responsável para assinar a autorização.

Em Penápolis, o polo do Projeto Guri funciona no CEUs das Artes, localizado na rua Manoel Foz, 515, Vila Aparecida (próximo ao cemitério).


SOBRE O PROJETO

O Projeto Guri promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da educação musical. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Santa Marcelina Cultura, o Guri é considerado o maior programa de educação musical do país e já atendeu mais de 1 milhão de crianças e jovens ao longo de 30 anos.

No estado de São Paulo inteiro são cerca de 120 mil vagas em 634 polos, espalhados pela capital, cidades do interior e litoral paulista.

Segundo a organização, além do aprendizado musical, o programa também busca desenvolver habilidades sociais, disciplina e trabalho em equipe. O objetivo do programa é proporcionar um ambiente positivo que inspire os jovens a alcançar seu potencial máximo tanto na música quanto na vida pessoal. (*) Por Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.