Projeto “Harmonia do Ensino” leva música clássica às escolas municipais
Educação
Projeto acontece de 03 a 11 de dezembro, com apresentações em todas as Emefs
Da Redação 09/12/2025
Ao todo, são realizadas 14 apresentações do Quarteto de Cordas em escolas municipais. Foto: Imagem/PMP
Neste final de ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação preparou uma surpresa especial aos alunos das escolas municipais, levando até eles diversas apresentações de música clássica, realizadas pelos músicos do Quarteto de Cordas Detache. A ação faz parte do projeto “Harmonia do Ensino”, que tem o objetivo de levar a música de câmara àqueles que normalmente não teriam oportunidade de conhecer ou apreciar esse estilo musical erudito.
O projeto acontece de 03 a 11 de dezembro, com apresentações em todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), envolvendo os alunos das unidades, Anexos, Educação Infantil, equipe escolar, pais, familiares e comunidade em geral.
O prefeito Caique Rossi também aproveitou a oportunidade e prestigiou a apresentação do Quarteto de Cordas realizada no dia 05 de dezembro, na Emef “Profª Marilena Cipriano Pereira”, no Jardim Eldorado. Na ocasião, o prefeito conversou com os alunos, falou sobre os benefícios da música para a saúde mental e física, além de convidá-los para participar do Projeto Guri, que oferece aulas gratuitas de diversos instrumentos (cordas, sopro, percussão) e iniciação musical.
EXPERIÊNCIA
De acordo com o maestro Lucas Seger, a ideia do projeto “Harmonia do Ensino” surgiu a partir da percepção de que muitas comunidades, especialmente as mais afastadas dos centros culturais, têm pouco ou nenhum acesso a apresentações de música de câmara.
“Observamos que muitas crianças e jovens não têm a oportunidade de vivenciar a experiência de ouvir um quateto de cordas ao vivo, por isso, decidimos levar as apresentações até os alunos”, comentou.
O Quarteto de Cordas Detache é formado por quatro músicos de formação clássica, acompanhados por seus instrumentos: dois violinos, uma viola e um violoncelo. Ao todo, são realizadas 14 apresentações do Quarteto de Cordas em escolas municipais, com duração aproximada de 40 minutos, em que os alunos podem apreciar a música clássica, além de interagir com os músicos sobre as obras, diferentes estilos musicais e até sugerir músicas para serem tocadas ao vivo.
Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, o contato das crianças com os diferentes estilos musicias é importante para o seu aprendizado, desenvolvimento cognitivo, além de ser uma experiência cultural enriquecedora. (*) Por Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.





