JOVEM PAN PENÁPOLIS

Proposta defende criação de hemocentro e unidade para hemodiálise

Política

Reunião foi realizada no último dia 20, em Araçatuba, para tratar o assunto

Diretor do Núcleo de Hemoterapia, Gabriel Macedo Cortopassi, Luiz Washington e Altair Reis

Diretor do Núcleo de Hemoterapia, Gabriel Macedo Cortopassi, Luiz Washington e Altair Reis. Foto: Imprensa/Câmara

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O vereador Altair Reis (Cidadania) repercutiu, segunda-feira (22), na sessão da Câmara Municipal, atuação que ele iniciou em defesa da implantação de um hemocentro e unidade para hemodiálise em Penápolis. As primeiras ações relatadas consistem em reunião realizada dia 20 em Araçatuba.

O encontro, no Núcleo de Hemoterapia, teve a participação de Altair Reis, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Luiz Washington, e pelo secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Fábio Ferracini.  O grupo foi recepcionado pelo diretor da unidade, Gabriel Macedo Cortopassi.

O vereador destaca como muito positiva a discussão sobre as possibilidades de parcerias para avanços para Penápolis. “A médio prazo, temos chances de conseguir a disponibilização de um ponto fixo de coleta de sangue na cidade, podendo evoluir em etapas futuras para um hemocentro próprio. Lutamos também por estrutura para hemodiálise”, afirma Altair Reis.

Ele acrescentou que o diretor do Núcleo de Hemoterapia se colocou à disposição para realização de palestra sobre medula óssea na faculdade de medicina da Funepe. Altair Reis apurou que a unidade de Araçatuba foi inaugurada em 21 de agosto de 1998.

O serviço fornece hemocomponentes para diversos hospitais e Santas Casas da região, abrangendo cerca de 43 municípios beneficiados. No ano de 2020, houve a coleta de 12.092 bolsas de sangue, através de doações mais 43 por aférese, num total de 12.135.

O núcleo ainda atende pacientes em esquema de transfusão crônica, realizando, em média, aproximadamente 30 transfusões por mês e pacientes com hemofilia ou outras coagulopatias hereditárias, fornecendo fator de coagulação vindo do Ministério da Saúde e tratamento de suas complicações hemorrágicas. Na parte de cadastro de medula óssea, o número chegou a 1.244 no ano passado.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.