Proposta para terceirizar parte da coleta é aprovada no Daep
Cidade & Região
Da Redação 07/12/2018
Conselho Gestor de Saneamento do Departamento de Água e Esgoto de Penápolis se reuniu ontem. Foto: Imagem/Secom
Durante reunião realizada nesta quinta-feira, do Conselho Gestor de Saneamento do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), foi apresentada aos membros uma proposta de terceirização parcial do serviço de coleta de lixo no município.
A proposta foi aprovada pela maioria dos conselheiros presentes na reunião e segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto (Batata), a partir da aprovação dos conselheiros, ainda há um caminho a ser percorrido administrativamente.
ÂHá necessidade de regulamentar o trâmite, elaborar um termo de referência e abrir um processo licitatório. São providências que podem ainda demandar alguns mesesÂ, disse.
Batata explicou que a situação atual da coleta faz com que haja necessidade de terceirizar parte dos serviços, para que seja mantida a qualidade, sem comprometer a saúde e segurança dos servidores.
Como a área urbana cresceu, o Daep não tem como contratar mais servidores, situação que pode comprometer a folha de pagamento, em relação à receita corrente.
Ele ainda ressaltou que o fato da terceirização está sendo estudado há alguns meses, inclusive uma empresa para realizar um estudo de redimensionamento de logística da coleta de lixo foi contratada.
A coleta de lixo domiciliar é, atualmente, realizada com servidores do quadro, que pela proposta continuarão executando os serviços de forma mais adequada e sem pressa.
MELHORIAS
O presidente Batata informou que foi procurado pela diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, e cobrado a apresentar uma solução de melhoria.
É que os funcionários que trabalham na coleta de lixo procuraram o sindicato reivindicando uma nova divisão setorial da coleta, pois estão trabalhando com setores grandes que podem comprometer sua saúde.
Segundo dados do Daep, houve um aumento nos acidentes de trabalho com material cortante, especialmente com vidros, sendo que nos últimos cinco anos foram registrados 16 acidentes.
Trata-se de uma consequência da pressa em finalizar os serviços para que o roteiro seja completado no tempo necessário.
Outra questão analisada, e que reforçou o conceito de necessidade da terceirização, foi que a quantidade de reclamações tem aumentado ao longo dos anos.
A maior reclamação da comunidade, atualmente, é o fato dos coletores amontoarem os sacos de lixo nas esquinas antes da passagem do caminhão.
Com esta proposta, espera-se que haja melhora na prestação de serviços, e que sejam diminuídas as reclamações. Inclusive, deve haver melhora da saúde dos servidores.
(*) Com informações da Secom-PMP
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